Uma das especialidades da medicina, a patologia tem o objetivo de estudar as alterações provocadas por doenças nos tecidos dos órgãos e nas células. Por meio da análise é possível detectar infecções sexualmente transmissíveis, câncer, endometriose, gastrite, entre outras doenças.
A BML Patologia, de Blumenau, trabalha com a realização de exames anatomopatológicos e citopatológicos, com recolhimento das amostras em consultórios, clínicas ou hospitais.
Detectando a doença
Através da citopatologia é possível detectar alterações nas células do colo do útero e rastrear a presença de lesões precursoras do câncer ou o próprio tumor. O exame é realizado após a coleta de material feita durante o preventivo ginecológico.
O material é encaminhado para a clínica que em cinco dias úteis analisará as células e dará o diagnóstico ao ginecologista. O exame também é feito com partes do tecido do canal anal, após a coleta feita pelo proctologista ou coloproctologista.
De acordo com a médica patologista, Beatriz Moreira Leite, ambas doenças estão relacionadas ao HPV – o papilomavírus humano. Além disso, também é possível verificar se as verrugas, um dos sintomas da doença, se espalharam ou não, e se o paciente tem outras infecções, como a herpes, por exemplo.
Tratamentos
Já o exame anatomopatológico tem a função de diagnosticar a doença por meio do fragmento de tecido coletado para biópsia. A equipe analisa o material para identificar as alterações morfológicas. É possível detectar se o tumor é benigno ou maligno.
Os profissionais também podem recomendar o tipo de tratamento para o tumor, como radioterapia ou quimioterapia, e o prognóstico através do exame imunoistoquímico. A análise é feita com o mesmo material, não sendo necessária nova coleta.
Biópsia de congelação
Além disso, há também o exame transoperatório, conhecido também como biópsia de congelação, cujo objetivo é definir se o paciente tem ou não um tumor. O procedimento dura em média 20 minutos e resulta no diagnóstico imediato durante o ato cirúrgico.
Enquanto o paciente está anestesiado, um fragmento do tecido é coletado pelo cirurgião e a equipe de patologistas inicia a análise. O trabalho é realizado por dois profissionais, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Patologia.
“O diagnóstico do exame dita o procedimento cirúrgico. O cirurgião saberá se é um tumor benigno ou maligno, se está se espalhando ou não, se será uma cirurgia extensa ou não”, comenta a dra. Paula de Carvalho.
O tempo é essencial no procedimento e por este motivo, em grande parte das vezes, é realizado no próprio hospital. “Como o paciente está anestesiado, é essencial que o resultado seja rápido, então nós trabalhamos com uma média de 10 minutos, pois a anestesia é considerada um risco cirúrgico”, diz a dra. Beatriz.
A dra. Lauren Menna Marcondes, que também é patologista no laboratório, explica que além de diminuir o tempo de espera do paciente e da equipe cirúrgica, realizar a análise no hospital traz mais segurança e não há riscos com o deslocamento.
Equipe
Hoje, a BML Patologia trabalha com uma equipe de 18 profissionais entre patologistas, técnicos e biomédicos. O laboratório BML Patologia atua desde 1998 na área de Patologia Cirúrgica, atendendo consultórios, clínicas e hospitais em consultas anatomopatológicas em Blumenau e na região do Vale do Itajaí.
Além disso, o local conta com uma equipe altamente treinada, que está em constante atualização realizando cursos e congressos.
BML Patologia
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h
Telefone: (47) 3326-2230