Saiba como será a celebração de Corpus Christi em Blumenau durante a pandemia da Covid-19
Cerimônia será realizada sem público, mas com transmissão ao vivo
A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças nos hábitos de muitas categorias e com a igreja não foi diferente. Na Catedral São Paulo Apóstolo, por exemplo, as missas estão sendo realizadas sem público, mas com transmissão pelo site e redes sociais para que os fieis possam acompanhar.
Nesta quinta-feira, 11, é comemorado dia de Corpus Christi, uma data especial e tradicional do catolicismo e que, em Blumenau, sempre é motivo de celebração com destaque. Neste ano, por conta de todas as medidas de proteção, ela será realizada de forma diferente.
Haverá a missa com ministrada pelo Bispo Dom Rafael Biernaski, a partir das 9h, sem público e com transmissão pelo site da Catedral São Paulo Apóstolo. Além disso, o tradicional tapete de Corpus Christi também será feito, porém, com alimentos doados pelos fiéis durante a pandemia e sem a possibilidade das pessoas passarem por cima.
“O objetivo é simbolizar o ato, fazer com que ele aconteça. Após a missa, iremos abrir a igreja, deixar o Santíssimo Sacramento exposto para oração e adoração pessoal”, explicou o padre da Catedral São Paulo Apóstolo, Marcelo Martendal.
Ainda segundo ele, as visitas são individualmente, evitando a aglomeração de pessoas, e pode ser feita entre às 9h e 18h da quinta-feira, 11.
Como vai funcionar nos bairros
De acordo com Martendal, a orientação feita pelo Bispo Dom Rafael é que todas as paróquias da cidade possam realizar a sua celebração a partir das 9h, de portas fechadas para o público, mas que depois as abram, com o Santíssimo Sacramento exposto, assim como na Catedral.
Além disso, que cada pároco pode definir os detalhes da celebração, se com transmissão ao vivo ou não e etc.
Para informações sobre a sua paróquia, você pode entrar em contato pelos telefones disponíveis no site da Diocese de Blumenau.