Saiba como será o monitoramento da segurança na 37ª Oktoberfest Blumenau
Mais de 600 mil pessoas são esperadas nesta edição
Com a expectativa de receber mais de 600 mil pessoas, a 37ª Oktoberfest Blumenau anunciou as novidades na segurança da festa. Neste ano, as câmeras com reconhecimento facial serão expandidas e os seguranças contarão com câmeras corporais.
As bodycams poderão registrar eventos e inibir os festeiros de criar confusões. Elas capturam imagens em HD e gravam de forma offline. Elas podem podem ser acessadas em tempo real por Wi-Fi e 4G, além de ser possível o envio de alarmes e áudio bidirecional entre o segurança e a base operacional.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre 37ª edição da Oktoberfest Blumenau
Além das câmeras que podem localizar pessoas numa multidão, a Intelbras também disponibilizou um totem fixo, novidade na Vila Germânica, medindo 4×1 metros para que os visitantes tenham um ponto de encontro fácil e muito visível na festa.
A empresa responsável pela segurança, a Intelbras, trabalhará em conjunto com a Polícia Militar e do integrador Minister. Ao todo, 180 câmeras inteligentes serão distribuídas no perímetro do Parque Vila Germânica – 20% a mais que na última edição.
Como funcionam as câmeras
Os equipamentos contam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada que fazem o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas – não apenas pelos traços do rosto, mas também pela cor de roupa, acessórios, gênero, idade e outros.
A câmera VIP 9450 B FACE grava imagens de altíssima qualidade (resolução de 4 MP) e garante precisão na captação de detalhes. Ela permite reconhecer rostos e comparar com um banco de dados de até 200 mil faces. Equipada com infravermelho, garante imagens nítidas mesmo em ambientes sem luminosidade.
Com sistema de inteligência avançado com reconhecimento facial e leitura de placas, é possível realizar busca forense, utilizando foto ou seleção de características (idade, gênero, barba, óculos, cor e tipos de roupas).
Como registrar uma ocorrência durante a festa?
A Polícia Civil irá trabalhar com a delegacia completa durante a Oktoberfest, transformando o espaço na entrada 1 da Vila Germânica em uma delegacia. No local atuarão equipes de policiais composta por Agentes de Polícia, Escrivães e Delegados, que vão estar fazendo os registros das ocorrências da festa e os procedimentos administrativos cabíveis, entre eles os registros de boletins de ocorrência e prisão em flagrante. Além disso, eles cuidarão de achados e perdidos que ficam dentro da delegacia.
Vale ressaltar que as ocorrências registradas fora da Vila Germânica deverão ser efetivadas na Central de Plantão Policial, localizada na Itoupava Norte, conforme ocorre anualmente e padrão já adotado nas edições anteriores da festa.
Como vai funcionar o monitoramento e policiamento?
A Polícia Militar vai trabalhar em média com até 128 policiais militares nos dias de pico da Oktoberfest e 54 durante a semana, sem comprometer o policiamento ordinário da cidade. Também terão patrulhas internas e externas na Vila Germânica, policiamento ostensivo motorizado com carros e motos, bike patrulha, policiamento montado, com apoio da cavalaria da PMSC, policiamento de apoio especializado (Tático, Canil e Rocam).
Além da utilização de câmeras policiais corporais e de videomonitoramento dentro e fora do local do evento, com tecnologia de reconhecimento facial, bem como utilização de drones durante todo o evento. Ao total 180 câmeras de monitoramento serão utilizadas, tornando a festa mais segura para os visitantes.
Além dos equipamentos de monitoramento, 250 seguranças e 50 brigadistas da empresa Minister estarão presentes para auxiliar nos dias do evento. A Polícia Militar, o Comissariado da Infância e Juventude e o Corpo de Bombeiros, também estarão atuando durante a Oktoberfest com unidades temporárias.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Unidade de saúde é furtada durante madrugada em Blumenau
– Caso das marmitas: polícia confirma registro de 10 boletins de ocorrência em Blumenau
– Homem é preso após furtar porco de estimação em Itapema
– Supertelescópio James Webb captura imagens mais detalhadas de galáxia
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes