Saiba como ter acesso a medicamento que previne HIV em Blumenau

Atualmente, 130 blumenauenses estão fazendo o tratamento

Há poucas décadas, parecia impossível ter controle do HIV após contraí-lo. Na década de 1990, surgiu o coquetel de medicamentos que pode ser consumido após um possível contato com o vírus para reduzir as chances de infecção. Entretanto, desde 2018, o SUS oferece gratuitamente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

O tratamento, que consiste em dois medicamentos, reduz a probabilidade de infecção pelo HIV. Em Blumenau, o atendimento é feito pelo Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) desde dezembro de 2020.

Com a ingestão diária dos medicamentos, o “caminho” feito pelo HIV para infectar o organismo é bloqueado. Entretanto, caso o paciente não siga a recomendação e esqueça de tomar o remédio, ele pode não ter o mesmo efeito.

Até julho deste ano, 130 moradores da cidade já buscaram a PrEP. Os medicamentos, porém, não protegem contra outras infecções sexualmente transmissíveis e não evita a gravidez. Ou seja, o preservativo continua sendo indispensável.

“Para doenças como a sífilis, gonorreia e clamídia a prevenção segue sendo com camisinha. Todo mundo tem medo do HIV, mas tem muitas outras doenças. A PrEP não exclui o uso do preservativo, mas é uma maneira de prevenir contra o vírus”, ressaltou a médica infectologia Fernanda Arns.

Quem tem direito?

Por ser atrelado ao SUS, o Cedap segue as orientações do Ministério da Saúde e destina os medicamentos para pessoas que tenham práticas de maior risco para infecção pelo HIV. Entre elas estão homens que fazem sexo com outros homens, pessoas trans e trabalhadores do sexo.

A exceção são pessoas que estão em um relacionamento com alguém que tem o vírus. Amanda ressalta que atualmente há comprovação de que não existem riscos de manter relações ou engravidar tendo HIV, por exemplo.

“Se você faz o tratamento corretamente e fica indetectável, ou seja, não consegue achar vírus circulando no seu sangue, você não transmite. Você vive normalmente. A nossa missão é acabar com esse preconceito e mostrar que é só mais uma pessoa tomando medicamento todos os dias, como quem tem qualquer outra doença”, exemplifica a médica.

Entretanto, recentemente o serviço foi expandido para pacientes que tivessem recomendação médica. Com a receita, é possível acessar o tratamento também pelo Cedap. O acompanhamento médico consiste em realização de exames regulares.

“Aqui no Cedap fazemos acompanhamento na primeira consulta, novamente em 30 dias para saber da adaptação e verificar exames e depois vai para um tempo um pouco maior entre consultas e seguimos monitorando”, explica a infectologia.

Quanto a contraindicações, a médica afirma não haver riscos. Não há efeitos colaterais e é seguro até para gestantes. Apenas em casos muito específicos, caso a pessoa use outro medicamento que possa interagir com a PrEP.

Casos de HIV em Blumenau

Em todo ano de 2020, a cidade registrou 168 novos casos de HIV. Até julho de 2021, são 81 casos confirmados. No município, as principais vítimas do vírus são pessoas com idade entre 20 e 34 anos.

“Nosso maior desejo é acabar com essa epidemia de HIV, então quanto mais gente testando para saber se tem o vírus, fazendo o tratamento e prevenindo – seja por preservativo ou PrEP – melhores serão esses resultados”, comenta Amanda.

Vale ressaltar que HIV não é sinônimo de Aids. Apesar de o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ser o causador da doença, caso o tratamento seja adequado, a pessoa pode não desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

A doença ataca células específicas do sistema imunológico (os linfócitos T-CD4+), responsáveis por defender o organismo contra doenças. Por isso, o paciente fica suscetível à doenças oportunistas.

Muitos soropositivos (pessoas que contraem o vírus HIV), podem passar anos contaminadas sem desenvolver a doença ou ter sinais e sintomas de aids. Entretanto, ainda podem transmitir o vírus.

Atendimento no Cedap

O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção atende pessoas com dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além do HIV, eles também atendeu pacientes com Sífilis e Hepatites Virais, por exemplo.

Eraldo Schneider/Prefeitura de Blumenau

O atendimento voltado à PrEP acontece de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h.  Demais atendimentos ocorrem das 7h às 17h. O serviço está localizado na rua Paraíba, 380, no Centro de Blumenau.

A população pode entrar em contato ainda pelos telefones 3381-7800 ou 3381-7801. Dúvidas sobre infecções podem ser sanadas no WhatsApp 3381-6166.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo