X
X

Buscar

Saiba como tomar a vacina contra gripe em Blumenau e Gaspar

Vacina acontece nos Ambulatórios Gerais (AGFs) e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs)

Vacina em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para ter acesso à vacina, basta procurar uma das 33 salas ativas do município, localizadas tanto nos Ambulatórios Gerais (AGFs), quanto nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), portando um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação.

A ampliação segue a Deliberação 55/CIB/2023, que considera as baixas coberturas vacinais registradas em Santa Catarina (SC) e a Nota de Alerta nº 04 – DIVE/SUV/SES/SC, que sinaliza o aumento no número de casos de doenças respiratórias no Estado, além dos eventos de gripe que tiveram um aumento de 56% em comparação ao ano passado e que evoluíram para gravidade com necessidade de hospitalização.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. “Realizamos a ampliação da vacinação para toda a população a partir dos seis meses de idade, lembrando que, os grupos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como os mais vulneráveis, seguem tendo prioridade”, argumenta o secretário.

Vacina em Gaspar

Com o objetivo de minimizar complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra a Influenza para a população em geral. Pessoas com idade acima de seis meses, que não fazem parte de nenhum grupo prioritário da Campanha poderão ser vacinadas.

A liberação para todos os públicos segue uma orientação do Governo Estadual, devido a baixa cobertura vacinal registrada no estado. Em Gaspar, o público-alvo da campanha é de 23.723 pessoas, sendo que apenas 26,9% foram vacinadas, um total de 6.160.

Para ser imunizado, basta apresentar a caderneta de saúde ou o cartão de vacina, documento com foto e comprovante de endereço. Além da vacinação contra a gripe, as ESFs aplicam doses da vacina Covid-19 bivalente.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.

Endereços unidades de Saúde com sala de vacina em Gaspar 

A vacinação ocorre das 7h30h às 11h30 e das 13h30 às 16h, em todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com salas de vacina, a imunização da população segue enquanto houver doses disponíveis.

ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
ESF “Rosa Maria Pereira” Rua Ituporanga, 51 – Sete de Setembro
ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
ESF Gasparinho: R. Fênix
ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo SchrammESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande
ESF Lagoa: Estrada Geral Poço Grande, s/n

Leia também:

1. O pernambucano que começou guardando carros em restaurante de Blumenau e agora é autor dos drinks do local
2. Mulher confessa ter matado marido enforcado após descobrir abusos sexuais contra filha em SC
3. Startup de Blumenau irá produzir cartões de visita digitais para Ministério de Minas e Energia
4. Funcionários da Hering pausam greve após audiência no Ministério Público do Trabalho em Blumenau
5. Inusitado: adolescente furta cartas Pokémon de estabelecimento e é detido em Blumenau


Receita fácil e prática: talharim com linguiça Blumenau e calabresa defumada: