Saiba mais sobre o apagão nacional desta terça-feira
Blumenau chegou a ficar com 71 mil unidades sem energia elétrica
Um apagão a nível nacional registrado na manhã desta terça-feira, 15, deixou várias unidades sem energia elétrica em todo o estado de Santa Catarina e por várias regiões do Brasil. Aproximadamente 400 mil unidades ficaram sem luz em SC.
Blumenau chegou a ficar com 71 mil unidades sem energia elétrica. Em Itajaí, mais de 50 mil unidades foram afetadas.
Na cidade de São Paulo e Belo Horizonte, linhas de metrôs pararam devido a falta de energia. Segundo levantamento do G1, 25 estados e o Distrito Federal registraram queda de energia. Roraima foi o único estado que não foi afetado.
Celesc
Em nota, a Celesc informou que por volta das 8h30 uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras no estado.
O ERAC significa Esquema Regional de Alívio de Carga, é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.
A Celesc destacou ainda que que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.
Ministério da Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema, informou que mais de 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil foram interrompidos.
Segundo o Ministério, a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Assista agora mesmo!
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: