X
X

Buscar

Saiba o que acontecerá com bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal em comércio de Blumenau

Aproximadamente 700 garrafas de vinho foram apreendidas em estabelecimento no bairro Vila Nova

Uma operação da Receita Federal com apoio da Polícia Federal em uma loja de bebidas alcoólicas de Blumenau chamou a atenção na cidade há um mês. No local, foram apreendidas cerca de 700 garrafas de vinho, que seriam produto de contrabando e falsificação.

O caso aconteceu em um comércio localizado no bairro Vila Nova. Além de comprar os produtos de contrabando, o estabelecimento também realizava a falsificação de etiquetas de importação, conduta que, em tese, é capitulada no delito de falsidade ideológica. Essas falsas etiquetas eram coladas nos rótulos das garrafas e distribuídas para os clientes da região.

Além dos vinhos, foram apreendidos os instrumentos para falsificação das etiquetas e etiquetas falsas, totalizando um valor estimado de R$ 200 mil.

Transformando em álcool gel

Como as bebidas apreendidas em diversas ações não possuem garantias de qualidade, a Receita Federal em SC procurou alternativas para um descarte seguro e responsável para os produtos. Uma delas foram os convênios com universidades do Sul do Brasil, que transformam os líquidos em álcool gel.

“Na 9ª Região Fiscal é dado o destino para as bebidas alcoólicas. Pois não temos como saber a real qualidade e procedência do produto. E, ao mesmo tempo temos certeza de que sairão do mercado clandestino”, explicou o delegado da receita em Blumenau, Eduardo Burigo.

Receita Federal/Divulgação
Receita Federal/Divulgação
Receita Federal/Divulgação

Ainda segundo ele, o processo de transformação das bebidas alcoólicas em álcool gel ocorre após concluído todo o processo administrativo de perdimento das apreensões. Ou seja, após finalizado recursos e etc.

O projeto de convênios com diversas universidades já existe há alguns anos. As bebidas costumam ir para entidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Após transformados, os frascos de álcool gel são encaminhados para entidades carentes da região.

Veja como funciona o processo: