Saiba o que muda na reabertura dos shoppings de Blumenau nesta quarta-feira
Nem todos os espaços foram liberados para os visitantes e uso de máscaras será fiscalizado
Nesta quarta-feira, 22, os shopping, academias e restaurantes de Blumenau foram autorizados pelo governo estadual a reabrirem suas portas. Entretanto, o documento enumerou regras para o funcionamento dos espaços.
Nos shoppings, galerias e centros comerciais uma das mudanças foi o horário de atendimento. O funcionamento está autorizado de segunda a domingo entre 12h e 20h para as lojas e outros estabelecimentos, e até 22h para a praça de alimentação.
Clientes devem manter distanciamento de 1,5 metro entre si. Funcionários devem ficar na porta dos locais para orientar sobre o uso obrigatório de máscaras e de higienização das mãos.
Itens de vestuário, como calçados e roupas, e itens de maquiagem não podem ser provados ou testados. Os cinemas seguem suspensos por tempo indeterminado. Confira as notas compartilhadas pelos shoppings da cidade.
Shoppings Norte e Neumarkt
Os funcionários e lojistas receberão máscaras de algodão e será disponibilizado álcool em gel em vários pontos dos shoppings. As mesas da praça de alimentação serão intercaladas (uma ocupada e outra vazia) para evitar aglomeração.
Os lojistas também foram orientados a seguir todas as recomendações para atender os clientes com segurança: usar sempre a máscara, disponibilizar álcool em gel, limitar o número de pessoas na loja sempre respeitando a distância mínima de 1,5 metro.
Outra segurança do shopping é o uso da solução esterilizante SDST (Sterile Doctor) em todas as áreas de contato.eliminando 99,99% dos micro-organismos por até 90 dias. O produto importado dos Estados Unidos possui ação prolongada
A Almeida Junior, maior grupo de shoppings de Santa Catarina, foi alvo de polêmica no início do mês quando o CEO enviou uma carta ao governador Carlos Moisés prometendo providenciar respiradores caso estabelecimentos fossem abertos. Jaimes Almeida Júnior não se pronunciou sobre a entrega dos equipamentos desde a publicação do decreto.
Shopping Park Europeu
Após a publicação da portaria, o estabelecimento se preparou para receber os clientes. Entre as medidas adotadas, estão a desinfecção de todas superfícies de contato com produtos químicos específicos.
Também será feita fiscalização interna para que se cumpra o decreto que exige o uso de máscaras tanto por clientes quanto lojistas. Além das salas de cinemas, parques e recreação também permanecem fechados.
O shopping informou que irá buscar para manter o atendimento dentro do percentual de 50% da capacidade e todos os lojistas já foram orientados para condução deste percentual dentro das lojas, respeitando-se ainda a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas dentro dos estabelecimentos.
“Fizemos sinalizações especiais no piso, nas portarias para os clientes, terminais de autoatendimento, nos elevadores, praça de alimentação e lembretes para as pessoas manterem o afastamento entre si e evitar o contágio. “Sabemos que a maioria são informações de amplo conhecimento público, mas precisamos reforçá-las em nossa comunicação interna para que os riscos de contágio sejam minimizados por meio da informação e prevenção”, anunciou a empresa em nota.
Também serão disponibilizados dispensers de álcool em gel 70% para higienização das mãos nos pontos de entrada e saída do estabelecimento e em outros diversos pontos do local.
Por motivos de segurança, o Espaço Família estará fechado. O Park Europeu estuda ainda outras medidas, como manter algumas portas internas abertas para evitar o contato das mãos e cumprirá todos os outros regramentos estipulados pelo Governo do Estado.
Vale lembrar que o shopping foi notificado pela Polícia Civil na semana passada após abrir três lojas, descumprindo o decreto estadual. Os estabelecimentos foram reabertos no dia seguinte e os gerentes receberam um termo circunstanciado.