O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, ocupou a tribuna livre na sessão ordinária na Câmara de Vereadores desta terça-feira, 19, para falar sobre os trabalhos de segurança realizados nos terminais urbanos de ônibus de Blumenau.
Ele esclareceu que existe um convênio assinado em 2022 entre a PM e a Prefeitura de Blumenau para o reforço do policiamento ostensivo nos terminais. Disse que a Polícia Militar já capacitou, nesse período, mais de 100 trabalhadores dos terminais urbanos, e que o treinamento inclui controle do fluxo de pessoas em horários de pico, como identificar ocorrências, postura diante de crimes patrimoniais ou contra pessoas, comportamentos suspeitos e também combate ao tráfico e uso de entorpecentes.
Ocorrências registradas
Afirmou que em 2023 foram realizadas 4 mil visitas, preventivas ou rondas operacionais de abordagem dentro dos terminais. Apontou ainda que a cidade como um todo registrou 35 mil ocorrências policiais no ano passado, sendo 165 em terminais. “Isso indica que o crime é um fenômeno social, existe dentro e fora dos terminais. Obviamente queremos que a segurança melhore cada vez mais em todos os locais”, assinalou, acrescentando que a prefeitura está tentando viabilizar mais câmeras de segurança nos terminais.
O comandante especificou que foram 95 ocorrências de averiguações, geradas pela própria guarnição quando faz rondas, que então realiza abordagem mediante comportamento suspeito e essa ocorrência fica registrada como averiguação de elemento por atitude suspeita.
Filippi disse que não houve um registro expressivo em 2023 de ocorrências de gravidade dentro dos terminais, como agressões e ameaças a pessoas trabalhando, mas salientou que essa questão precisa ser analisada de dois ângulos. “Para a pessoa envolvida em uma ocorrência policial, aquela é a pior da vida dela, mas nós enquanto gestores com recursos escassos temos que fazer a administração desses recursos com uma visão global”, disse.
Ainda afirmou que a PM tem destinado bastante tempo de policiamento ostensivo nos terminais e está buscando ampliar esse tempo. “Nossa intenção é ter uma cidade cada vez mais segura, e temos a convicção que estamos trilhando o caminho correto para chegar aos números que tanto almejamos. Se os terminais de Blumenau não são os mais seguros do Brasil, eles estão entre os mais seguros”, apontou, apresentando ainda outros índices de criminalidade que tiveram redução em 2023 na cidade.
Leia também:
1. Identificado ciclista que morreu em acidente de trânsito em Rio do Sul
2. Blumenau recebe doses antecipadas de vacina contra gripe
3. Bolsonaro é indiciado por fraude em cartão de vacina
4. Proposta de reajuste do salário mínimo regional tramita na Alesc; veja os valores
5. Inscrições para o concurso público da Alesc terminam nesta quarta-feira; saiba como participar
Veja agora mesmo!
Saiba como ajudar atleta blumenauense a participar do mundial de caratê no Japão: