O presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), André Espezim, esteve na Câmara de Vereadores de Blumenau na tarde desta quinta-feira, 29, para prestar esclarecimentos sobre a constante falta de água em Blumenau. Ele foi convocado após um requerimento, de autoria do vereador Ailton de Souza, o Ito (PL), ser aprovado pelos vereadores. O presidente da autarquia apresentou respostas aos questionamentos sobre as medidas que são tomadas para evitar a falta de água, se teve aquisição de caminhões pipa e as melhorias que são realizadas pelo Samae.
Espezim iniciou a fala respondendo aos questionamentos do requerimento de convocação. Apontou como justificativas para a constante falta de água na cidade o alto consumo somado à alta turbidez da água, que é um problema regional causado pelas chuvas registradas no período. Explicou que quando há turbidez, é necessário parar de tratar a água e fazer a limpeza do excesso de lodo presente na água captada.
Também apontou que os contratos de manutenção da rede de distribuição de água tiveram questionamentos judiciais e administrativos, o que trouxe dificuldades para a autarquia. Ainda disse que apesar de os presidentes anteriores já terem licitado a revitalização de todas as Estações
de Tratamento de Água (ETAs) – a última foi construída em 1997, chegou-se a um ponto em que os equipamentos que lá estão não atendem ao crescimento populacional da cidade.
Medidas adotadas
Ele informou que no médio prazo uma das medidas adotadas será a execução do projeto de revitalização das quatro ETAs. Acrescentou que no momento adequado o prefeito de Blumenau anunciará os próximos grandes investimentos no Samae. Disse que nesse momento as equipes de manutenção e reposição de lajotas estão completas; falou sobre o trabalho de geofonamento da rede em busca de vazamentos ocultos; disse que a ampliação da captação da ETA II está em fase de contratação, apontou que a ETA IV apresentou problemas que já estão sendo consertados pela fábrica e apontou que já foram adquiridos equipamentos para melhoria na filtragem da água na ETA II.
Também frisou que está em andamento a licitação para a aquisição de sete caminhões-pipa, no valor de mais de R$ 3,9 milhões, a fim de atender as pontas da rede de abastecimento.
Sobre o plano de contingenciamento, disse que ele está previsto em lei, no Plano Municipal de Saneamento Básico de Blumenau, e que o Samae busca seguir todas as ações listadas no documento, que pode ser acessado no site da prefeitura.
A respeito da possibilidade de bombear a água tratada na ETA III (no Sul da cidade) para a região Norte, disse que esse trabalho já é feito ao menos uma vez por dia, mas não com tanta qualidade pela falta de equipamentos adequados. Apontou que é feito um projeto para melhoria dessa questão e que o investimento necessário é de R$ 1,5 milhão.
Falou sobre o controle permanente do armazenamento de água nos locais de prestação de serviços públicos, dizendo que isso consta no Plano Municipal de Saneamento Básico e que a comunicação de ausência em instituições que têm prioridade de abastecimento é feita via WhatsApp diretamente ao presidente e ao setor de manutenção de redes, acrescentando que o abastecimento nesses locais pode ser feito utilizando caminhões-pipa.
Desconto na fatura
A respeito da possibilidade de aplicação de desconto na fatura das economias atingidas pela falta de água, afirmou que a autarquia possui equipamentos que identificam a falta de água em uma região, mas não é possível saber quais unidades ficaram sem água, uma vez que alguns imóveis possuem caixas d’água.
Informou que o Samae faz o processo de ressarcimento dos usuários em caso de prejuízos. Explicou ainda que é necessária a cobrança da taxa mínima de água, ainda que o usuário não tenha consumido ou recebido da rede 10m³, pois esse custo fixo não é referente somente à água consumida, mas é calculado para custear o sistema e os investimentos do ente público para a disponibilização da água até a unidade consumidora.
Em seguida respondeu perguntas dos vereadores sobre investimentos na rede, contratos da autarquia, serviços de colocação de lajotas, atendimento telefônico à comunidade e sobre abastecimento em locais específicos, entre outros assuntos.
Confira os questionamentos dos vereadores
Leia também:
1. Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, quebra recorde e terá mais de 4 mil amostras
2. Morre bombeira comunitária em grave acidente na BR-470, em Pouso Redondo
3. Acidente deixa trânsito congestionado nesta manhã em Blumenau
4. VÍDEO: Chuva intensa causa enxurrada e alagamentos no Vale do Itajaí
5. Paula Fernandes realiza show gratuito em Rodeio; confira data
Veja agora mesmo!
Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: