Saiba para onde vai e no que será transformado o lixo produzido na Oktoberfest 2022

Pela primeira vez na história, 100% do lixo terá destino ambiental correto

Uma parceria entre Parque Vila Germânica e a empresa Veolia promete dar destino ambiental correto para 100% do lixo produzido nos pavilhões da Oktoberfest 2022. Além disso, todos os copos plásticos descartados nos 19 dias de festa serão transformados em combustível para a indústria.

De acordo com a organização do festival, estima-se que cerca de 150 toneladas de resíduos sejam gerados durante a Oktober. Só de copos plásticos, a previsão é que 2 milhões sejam descartados nos pavilhões.

Desta forma, todo esse lixo gerado será encaminhado à Veolia, empresa líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia para indústrias. A empresa conta com um aterro e um espaço para o processo de reaproveitamento de resíduos no bairro Vila Itoupava.

Eles serão responsáveis por dar o destino correto ao que não pode ser aproveitado, o aterro, e pela transformação dos copos em Combustível Derivado de Resíduos. O CDR é considerado uma opção “verde” para a indústria, substituindo os combustíveis fósseis, altamente poluentes.

“Além de reduzir a emissão de gases poluentes, o coprocessamento também diminui a quantidade de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil e contribuindo de forma significativa para a economia circular, a economia de baixo carbono e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma Bruno Muehlbauer, Diretor da Veolia Brasil.

Parceria

A participação da empresa na Oktoberfest foi estruturada através de patrocínio da festa, uma espécie de “permuta”. Ao invés de cobrar pela destinação correta do lixo, a Veolia se transformou em uma das patrocinadoras oficiais do festival.

“A gente determinou que neste ano teríamos que fazer algo. Não podíamos virar a cara para um assunto tão importante, que é a sustentabilidade, o meio ambiente”, afirmou à reportagem o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

“Queremos que a Oktoberfest seja um espaço de conscientização e mobilização ambiental, mostrando a todos a responsabilidade socioambiental do evento e disseminando assim, conhecimento sobre sustentabilidade”, completou o prefeito Mário Hildebrandt.

Além de do destino dos resíduos, a empresa também será responsável pela qualificação das equipes que vão trabalhar na limpeza da Oktoberfest. Elas serão treinadas para separar corretamente o lixo, de acordo com a necessidade final de transformação em combustível. Os comerciantes que participarem dos treinamentos também ganharão um selo de certificação.

– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo