Para nós brasileiros, é natural que dia 12 de junho seja uma data especial. A cada ano, é comemorado aqui no Brasil o Dia dos Namorados. Mas você já se perguntou o motivo desta data significar tanto para os casais? Ou qual seria a história deste dia?
Normalmente nós simplesmente aproveitamos a oportunidade para celebrar, e não procuramos muitos motivos para isso. É dia de demonstrar o amor, afeto e gratidão pelo parceiro, data que marca a história dos casais a cada ano. Além disso, como outras datas comemorativas, é de extrema importância para a economia do país, pois movimenta e aquece o mercado.
Mas você sabia que o Brasil é o único país a comemorar dia 12 de junho? Sim, na maior parte do mundo, é em 14 de fevereiro que comemora-se o Dia dos Namorados (nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day / Dia de São Valentim).
Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil e em fevereiro no resto do mundo?
Isso se deve a uma questão unicamente comercial e remonta à década de 1940. A instituição do Dia dos Namorados em 12 de junho é atribuída a uma ação publicitária do empresário e ex-político brasileiro João Dória.
Em 1948, João Dória foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas. Pensando em contornar isso, o publicitário resolveu criar uma data comemorativa neste mês: o Dia dos Namorados. Para isso, João Dória aproveitou-se do fato de que o dia 13 de junho é a data de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
“Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. “Não se esqueçam: amor com amor se paga“, afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.
Nos próximos anos, a data começou a popularizar-se no Brasil, sendo aderida por mais comerciantes e transformando-se em uma das maiores datas comemorativas do país. O sinal do sucesso comercial dessa data é o fato de atualmente ser a terceira maior data comemorativa do Brasil, movimentando aproximadamente 1,5 bilhão de reais por ano em todo o país.
A data foi estrategicamente pensada, tendo em vista inclusive que dia 14 de fevereiro é muito próximo ao Carnaval, período em que no Brasil qualquer assunto paralelo a esse não terá evidência.
Independentemente se olharmos como consumidores ou comerciantes, é inegável que a data tem sua importância no Brasil.
Eu prefiro resgatar o romantismo e pensar que, se pudermos enaltecer o amor, sendo vítimas de estratégias de marketing ou não, a opção de celebrar e agradecer sempre será a melhor escolha!