Saiba quais são as cinco principais propostas dos candidatos a deputado estadual em Blumenau

Candidatos responderam aos questionamentos da reportagem do jornal O Município Blumenau

Os candidatos a deputado estadual que possuem domicílio eleitoral em Blumenau foram entrevistados pela reportagem do jornal O Município Blumenau. Além de responder a perguntas específicas, os postulantes a uma cadeira na Assembleia Legilsativa (Alesc) também tiveram que apontar quais são os cinco principais compromissos caso sejam eleitos.

Confira o posicionamento de cada candidato:

Adriana Rossi (PT)

1. Fiscalizar o cumprimento das bolsas de estudos do artigo 170 (Uniedu) e lutar pela ampliação do programa;
2. Defender os trabalhadores e trabalhar pela revisão das reformas trabalhista e da previdência;
3. Buscar soluções aos micro e pequenos empresários de Santa Catarina, fomentando a geração de emprego e renda;
4. Estar junto nas lutas por direito das mulheres, pela igualdade e contra a violência de gênero.
5. Lutar por políticas públicas de juventude

Adriano Pereira (PT)

O candidato Adriano Pereira não respondeu à reportagem.

Advogada Rosane (PSOL)

Atuar em defesa de todos os tipos de família, legislar em favor de meninas, mulheres e idosas e em defesa da população LGBTQIA+, tendo mais de 150 propostas divididas nos eixos de:

  1. Qualidade de vida e saúde.
  2. Trabalho, renda e direitos.
  3. Combate as violências de gênero e pessoas da diversidade.
  4. Articipação política das mulheres, políticas em favor das pessoas LGBTQIA+.
  5. Em defesa da arte e da cultura.

Almir Vieira (PP)

  1. Em um contexto geral, vou buscar desenvolver projetos municipais e regionais,
    estando sempre em contato direto com as lideranças, bases e municípios buscando
    entender suas necessidades em específico.
  2.  Buscar recursos para investir no desenvolvimento e conectividade do aluno e também do professor.
  3. Na área da saúde, vou trabalhar buscando recursos para estrutura dos hospitais, buscar solução para diminuir filas para cirurgias eletivas, implantar sistema de Motolância para
    todas as cidades, além disso, trabalhar para implantação de maternidades em cidades
    que não possuem, e nas que não comportam incluir um atendimento especial as
    gestantes.
  4. Combater à violência de qualquer forma, em especial mulheres, crianças e idosos.
  5. Buscar recursos para conclusão das obras da BR-470 e investir em construção de
    estradas intermunicipais e vias alternativas para aumentar a agilidade no trânsito e fazer
    a economia girar com o transporte, além da segurança viária.

Bruno Win (Novo)

  1. Anteprojeto de Lei para alterar as normas de distribuição do ICMS aos Municípios, adotando como critérios qualificatórios as melhores notas nos sistemas de avaliação educacional, evolução constante nos índices do INEP os menores índices de reprovação e evasão escolar.
  2. Anteprojeto de Lei para instituir parcerias público privadas para a realização de programas de contraturno escolar no ensino médio, visando integrar a educação com o mercado de trabalho, dinamizar a formação dos jovens e aumentar o tempo de permanência do aluno na escola.
  3. Projeto de Lei para redução da alíquota de ICMS sobre o QAV, através de emenda à Lei Ordinária Nº. 10.297/96, de 12% para 10% para as companhias aéreas que atuam em pelo menos dois aeroportos de Santa Catarina, e de 7% para 5%, para aquelas que possuem operações em quatro ou mais aeroportos. Com isso, objetiva-se reduzir o valor das passagens aéreas e possibilitar que as companhias do ramo prestem um serviço mais satisfatório aos seus clientes, tornando o Estado um destino mais acessível e demandado, fortalecendo portanto o turismo.
  4. Indicação ao Poder Executivo Estadual para que este dê início aos trâmites necessários à realização de parceria entre o Governo do Estado e particulares detentores de câmeras de monitoramento externas interessados em ceder as imagens gravadas por seus equipamentos à Secretaria de Segurança Pública para fins de combate à criminalidade.
  5. Projeto de Lei para alterar a Lei Ordinária Nº. 7543/1988, art. 8º, alínea “f”, do inciso V, alterando a incidência da idade de 30 para a cobrança de IPVA para 15 anos. Considerando que somente dois estados tributam veículos com até 30 (trinta) anos: Minas Gerais e Santa Catarina. Isso faz com que, ao longo de 30 (trinta) anos pagando-se uma alíquota de 2% (dois por cento) anuais, o catarinense entrega 60% do valor do veículo para o Estado na forma de IPVA, ou seja, um veículo que atingiu 30 (trinta) anos já deixou mais da metade do seu valor em impostos.

Cláudia Lindner (PTB)

  1. Melhorar a qualidade da Educação no estado para formar jovens fortes, protagonistas de suas histórias, com valores sólidos, identidade, propósito e capacidade empreendedora e inovadora, com propostas para proibir linguagem neutra e doutrinação nas escolas, escolas em em período integral, ampliação de escolas cívico militares, acolhimento do homescooling como opção e etc.
  2. Fomentar o investimento no mercado de tecnologia e novação, articulando para garantir recursos públicos e privados aos fomentadores deste mercado, bem como destinação de emendas parlamentares.
  3. Fortalecimento e proteção à Família, como célula base da sociedade, com programas em parceria com Pró-Família, Centro de Inovação, Mães Leoas e igrejas.
  4. Proteção e amparo às mulheres e mães, com creche em período integral, implementação de um serviço regionalizado de casa de passagem e abrigo institucional para mulheres vítimas de violência, bem como auxílio financeiro, formação específica para mães que querem trabalhar de casa e cuidar dos seus filhos, e etc.
  5. Saúde, com participação do estado na redução de filas de espera para cirurgias eletivas, fortalecimento da política hospitalar, com construção de hospital público regional ou ampliação de financiamentos para os hospitais que já atuam, melhoria e ampliação do Hospital Universitário da Furb com recursos federais e estaduais e implantar os Serviços Estaduais de Diagnóstico por Imagem (SEDI).

Coronel Jefferson Schmidt (Patriota)

  1. Encontrar uma forma legal de estabilizar o efetivo das Instituições da Segurança Pública, inicialmente para estancar a redução que ocorre periodicamente e em segundo lugar prover um aumento substancial na sequência. Creio que a contratação de profissionais temporários possa ser o norte do debate.
  2. Buscar viabilizar um Curso para Futuros Prefeitos, mediante Convênio entre a FECAM e o Estado, visando capacitar e cientificar os novos gestores para as suas responsabilidades legais, em especial ao preconizado no Estatuto da Cidade. Cujos marcos conceituais são desconhecidos da grande maioria dos postulantes ao cargo de Prefeito, notoriamente ao que diz respeito a Ordem Pública e ao cumprimento das funções sociais da cidade. Para se ter uma ideia, o Plano Diretor de Blumenau revisado em abril de 2018, sequer teve as suas regulamentações tão necessárias sendo debatidas e realizadas, mesmo já tendo passado mais de quatro anos. Quero crer que por falta de conhecimento sobre o assunto e não por incapacidade para o exercício do cargo.
  3. Buscar expandir o entendimento de que a contratação de Professores ACT´s deva ocorrer num período de no mínimo dois anos, a fim de poder tranquilizar esses profissionais quanto a elaboração de seus trabalhos por mais tempo; bem como, livrá-los do pesadelo da demissão ao final de cada ano. No Estado já é feito, necessário se faz nos municípios.
  4. Instrumentalizar melhor o 2º Professor de sala de aula o qual tem por responsabilidade de acompanhar e atuar na área da educação especial com os alunos diagnosticados com deficiências ou transtornos, matriculados nas etapas e modalidade básica regular das escolas públicas.
  5. Engajar o Parlamento Estadual a deliberar sobre a flexibilidade de horários de trabalho para pais de indivíduos PcD ou equivalentes, em especial em idade escolar.

Dalva Assini (PSB)

  1. Melhoria da qualidade de ensino no Estado. Cobrando e fiscalizando melhorias na estrutura das unidades educacionais, capacitação dos professores, valorização da carreira dos professores.
  2. Transparência pública, acessível e de fácil compreensão a toda população. Considerando as 3 esferas de governo (legislativo, executivo e judiciário).
  3. Agilidade fiscal e burocrática para MEIs – bem como incentivo e acessibilidade para programa de agroecologia. Incremento e capacitação por parte do governo aos pequenos agricultores, com estrutura e possibilidade de venda de seus produtos as instituições de ensino.
  4. Acompanhar, fiscalizar, buscar orçamento financeiro quando for o caso, para execução e projeto das obras de estrutura viárias pelo estado, principalmente a BR 470.
  5. Apoiar incondicionalmente legislação e aplicação de verbas para implantação e funcionamento de casa de apoio a infância, abrigos, delegacias de mulheres, crianças e adolescentes, casas de apoio a mulheres e pessoas vítimas de violência.

Delegado Egidio Ferrari (PTB)

  1. Requalificação das delegacias de polícia do Estado.
  2. Implantação de delegacias especializadas (como a delegacia de proteção à mulher,
    criança, adolescente e idoso e as delegacias do meio ambiente e combate aos maus
    tratos).
  3. Emendas para investimento em capacitação técnica e profissional dos profissionais da
    segurança pública.
  4. Lei para que o autor do crime de maus tratos arque com os custos de tratamento do
    animal, além da proibição da tutela de qualquer animal por 5 anos.
  5. Criação do fundo estadual de bem estar animal.

Doutora Simone (PSC)

  1. Distribuição de verbas igualitariamente a todos os municípios.
  2. Construção e reformas de escolas e ginásios.
  3. Distribuição de materiais (básico de qualidade) uniformes (completos de
    qualidade).
  4. Capacitação/Reciclagem de professores.
  5. Com o advindo do 5G ampliação e implementação do sistema de internet
    gratuita à todas as escolas públicas.

Edina Esmeraldino (Avante)

A candidata Edina Esmeraldino, do partido Avante, não respondeu à reportagem.

Egídio Beckhauser (Republicanos)

  1. Lutar por mais segurança a Blumenau e Vale Europeu.
  2. Fortalecer as parcerias público-privadas no esporte.
  3. Desburocratizar o Estado.
  4. Cobrar/fiscalizar transparência dos gastos públicos.
  5. Recursos e emendas para Blumenau e Vale Europeu.

Felipe Yago (Pros) 

O candidato Felipe Yago, do Partido Republicano da Ordem Social, não respondeu à reportagem.

Fábio Campos (Patriota)

  1. Irei fiscalizar todas as empresas que prestam serviços na construção, melhoria das rodovias estados e federais.
  2. Além da bandeira trânsito declarada, irei contribuir com as demais necessidades do nosso Estado e dos nossos municípios catarinenses, principalmente na Educação, na Saúde e na Segurança pública.
  3. Vou defender a valorização da acessibilidade, Vale lembrar que mobilidade não diz respeito apenas ao transporte, mas também ao planejamento geral do deslocamento para todos. Esses são exatamente os vilões do PCD ou PNE (Pessoas com Deficiência ou Necessidades Especiais). Ruas esburacadas, rampas destruídas ou inacabadas, calçadas sem espaço para cadeirantes, instalações sem elevadores, estações de ônibus sem estrutura alguma, isso com visão de estado.
  4. Irei contribuir para construção de uma Política Pública voltado ao trânsito seguro, como por exemplo, criar junto ao DETRAN uma escola pública de trânsito para apoiar as autoescola e as escolas estadual com Educação de Trânsito.
  5. Exigir junto aos projetos de construção, melhorias e revitalização das rodovias estaduais e federais, a implantação de ciclo vias, tendo em vista a insegurança hoje dos ciclistas.

Ivan Naatz (PL) 

O candidato Ivan Naatz, do Partido Liberal, não respondeu à reportagem.

Jean Volpato (PT)

  1. Apresentação do projeto de lei que cria o programa estadual de bolsas de estudos para jovens ingressarem no ensino superior – PROUSC.
  2. Criação do Projeto de Lei que institui o IIC- Programa de Intercâmbio Internacional Catarinense.
  3. Lutar para garantir o passe livre estudantil no transporte coletivo urbano e interurbano.
  4. Fortalecimento da luta para instalação de clínicas veterinárias públicas no estado.
  5. Apresentação da moção legislativa que garanta a Instalação das delegacias especializadas no combate aos crimes de intolerância e ódio em Santa Catarina.

Jens Mantau (PSDB)

  1. A primeira proposta é voltada para os investimentos no agronegócio.
  2. Investimentos nas rodovias estaduais, como exemplo a SC-108.
  3. Programas de desenvolvimento da cultura local.
  4. Políticas públicas voltadas a terceira idade.
  5. E principalmente, um foco nas barragens.

Jussara Inacio (PDT)]

Quando pensamos em uma candidatura à nível estadual, são muitas as propostas a serem pensadas e discutidas. Logo, é importante colocarmos em evidência aquelas que temos mais propriedade enquanto poder de  fala. Não significando a falta de importância de demais temas.

  1. Defender os direitos e garantias de mulheres em estado de vulnerabilidade, que são: física, emocional, psicológica, econômica, patrimonial, sexual, gênero, etc. Neste sentido se pensa em projetos de empreendedorismo e capacitação de mulheres que buscam a independência e liberdade financeira.
  2. A necessidade em ampliação no setor educacional para primeira infância, como criação de creches e escolas de ensino básico em tempo integral para as crianças, possibilitando, não só um sistema de ensino mais presente na vida da criança, como, proporcionar para estas mulheres, muita das vezes a única responsável pelo lar, possa vir a ter uma renda, uma vez que suas crianças se encontram bem assistidas pelo Estado.
  3. Ampliar as Delegacias e locais, com pessoas habilitadas, para receber e acolher mulheres e crianças em violência doméstica, sexual, física, etc. É necessário unidades de acolhimento em todas as cidades do Estado. Pois, a violência se encontra em todos os lugares, não apenas nos grandes centros de Santa Catarina.
  4. A importância e necessidade da criação de Casas de Passagem Indígenas. Estas Casas devem estar em cidades referências a população indígena, que se deslocam das suas aldeias na busca de recurso para saúde especializada, educação superior, venda das vossos artes/artesanatos (que é o meio de subsistência; Estas Casas estão para o acolhimento desta população, buscando garantir a segurança de seus corpos e a dignidade humana.
  5. Ser frente de diálogo para solucionar as situações de conflitos nas barragens, por ver e viver a situação pelos dois lados – indígena atingida por barragem e moradora de município jusante a ela.

Lucelma Baldi (Podemos)

  1. Lutar para viabilizar e construir em Blumenau um hospital da mulher, referência
    para toda região do Vale e Médio Vale.
  2. Me empenhar e melhorar o combate a violência contra mulher, através de campanha de educação desde a formação das crianças e adolescentes, também a conscientização das mulheres.
  3. Empenhar-me em viabilizar a implantação da delegacia para mulheres. Uma delegacia exclusiva para atender as mulheres.
  4. Lutar para ampliação de cursos gratuitos em convênio com empresas e entidades, para mulheres em situação de vulnerabilidade terem condições de sustentar-se.
  5. Criar projeto de lei que viabilize o acesso mais facilitado à moradia, digna e segura de forma a combater a invasão em áreas de risco nos municípios do nosso estado.

Luciane Matteussi (Cidadania)

Luciane Matteussi, do partido Cidadania, não respondeu à reportagem.

Marcos da Rosa (União Brasil)

Marcos da Rosa, do partido União Brasil, não respondeu à reportagem.

Maria Fernanda Gatti (Novo) 

  1. Educação: opção de ensino integral para todas as idades e estímulo ao ensino profissionalizante de jovens e adultos por meio de Parcerias PúblicoPrivadas.
  2. Saúde: zerar a fila do SUS, melhorar a qualidade de atendimento e diminuição do tempo de espera por meio de convênios firmados com os Hospitais privados e filantrópicos.
  3. Infraestrutura: buscar soluções municipais, estaduais, federais e da iniciativa privada para o término urgente das obras de duplicação da BR470.
  4. Combate à Corrupção: fiscalização diária dos gastos do Poder Executivo (governador e prefeitos).
  5. Sustentabilidade, Meio Ambiente, Social: Projeto Reflorestar para Ganhar: reflorestamento de áreas degradadas para obtenção de créditos de carbono. Geração de empregos e possibilidade real de aumento de investimentos da iniciativa privada.

Napoleão Bernardes (PSD)

  1. Promover justiça tributária e combater o aumento de impostos.
  2. Garantir a execução de grandes obras de infraestrutura, melhoria das rodovias, aeroportos e portos catarinenses e o pleno funcionamento das barragens contra as enchentes.
  3. Impulsionar o turismo e as vocações regionais, além de desburocratizar processos, para gerar mais desenvolvimento econômico.
  4. Promover a qualificação da mão de obra catarinense com a oferta de cursos técnicos profissionalizantes.
  5. Aproximar os serviços de saúde dos cidadãos que vivem longe dos grandes centros e defender o fortalecimento das políticas de inclusão, sobretudo para pessoas com deficiência e autismo.

Natel (PDT)

  1. Hospital Regional de Blumenau, vocacionado ao atendimento de urgências e emergências, leitos de UTI adulto e pediátrico e cirurgias de média complexidade, centro de diagnóstico, dentro da proposição de uma nova política de que cada mesorregião de região de Santa Catarina tenha pelo menos um Hospital Regional.
  2. Novas Universidades Estaduais, em cada mesorregião de Santa Catarina, ampliando a oferta de vagas publicas gratuitas, em parceira com as universidades comunitárias, dentro da proposição de uma nova política de ensino superior para Santa Catarina.
  3. Ampliação de vagas, em tempo integral, nas escolas estaduais no ensino infantil, fundamental e do ensino do Médio Vale do Itajaí aliando formações cognitiva, socioemocional e profissional.
  4. Revitalização e reurbanização das vias de acesso como Rua Doutor Pedro Zimmermann, Jorge Lacerda, oferecendo mobilidade urbana, áreas verdes e a expansão planejada da cidade, bem como a conclusão da Via Expressa.
  5. Propor Nova Política para Cultura e Esportes, com revitalização e novos equipamentos e aumento do financiamento para estas áreas.

Professor Gilson (Patriota)

  1. Cobrar mais investimentos na educação catarinense.
  2. Lutar pela valorização do servidor público.
  3. Busca de recursos federais para a duplicação BR-470 em nosso estado.
  4. Destinação de emendas parlamentares para a nossa região.
  5. Cobrar pela implementação de UTI Neonatal e Hospitais Pediátricos no Vale do
    Itajaí.

Professor Hahne (PL)

  1. Vamos priorizar a educação.
  2. Gestão de recursos para a saúde
  3. Esporte e a segurança pública.
  4. Além da redução da máquina pública.
  5. Combate à corrupção e de ser a mão amiga do empresariado.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
– Últimas notícias
– Reportagens especiais e dúvidas frequentes
– Nomes, números e informações dos candidatos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo