Saiba quais são os possíveis candidatos e candidatas à prefeitura de Blumenau em 2020
Partidos ainda terão convenções em julho, mas ao menos 17 nomes já foram confirmados com a intenção
A pandemia do novo coronavírus já colocou as eleições de 2020 em xeque algumas vezes, trazendo a possibilidade do adiamento. Porém, até o momento permanece a data confirmada em outubro, como de costume.
Como também já é de praxe, qas negociações e preparação para o pleito começaram muito antes, tendo várias possibilidades – como não podem lançar candidatos ainda, os partidos apresentam pré-candidatos.
Com o dia se aproximando cada vez mais – as convenções partidárias e escolha dos candidatos devem acontecer entre 20 de julho a 5 de agosto – as definições vão se afunilando e sendo divulgadas.
O Jornal O Município Blumenau conversou com os representantes dos principais partidos envolvidos nas eleições para apontar quais devem ser os protagonistas neste ano.
Ao todo foram 17 nomes citados pelos partidos. Porém, vários devem unir forças em outras chapas para concorrer as eleições. Confira:
Nomes mais cogitados
Por ordem alfabética, destacamos quais são os pré-candidatos ou nomes cogitados para concorrerem as eleições para a prefeitura de Blumenau em 2020.
Ana Paula Lima (PT) – Candidata em 2012 pelo PT, Ana Paula Lima foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores para como pré-candidata também em 2020. Há dois anos, foi candidata a deputada federal e recebeu 73,6 mil votos.
Andrei Tomazi (Patriota) – Empresário e pastor, Andrei Tomazi foi confirmado pelo Patriota como pré-candidato a prefeitura de Blumenau em 2020. Porém, não se descarta a união com outro partido para compor uma chapa, o colocando até como vice-prefeito. Na coluna de Sérgio de Oliveira, foi destacado a sondagem para ser vice de Ricardo Alba.
Arnaldo Zimmermann (PSB) – Jornalista, radialista e professor, Zimmermann foi candidato a prefeito em 2014 pelo PCdoB. Neste ano mudou-se para o PSB e já se tornou presidente da sigla na cidade. Ele confirma ser pré-candidato pelo partido.
Carmo de Souza e Débora Arenhart (Cidadania) – O oftalmologista e suplente de vereador, Carmo de Souza e a presidente da Associação da Mulher Unimediana de Blumenau, Débora Arenhart são os dois nomes oficializados como pré-candidatos a majoritária pelo Cidadania. Seja para prefeito/a ou para formar chapa como vice, ambos deixaram o nome a disposição do partido. O partido até tentou Bruno Cunha, nome mais conhecido do partido, porém, o vereador que tentar reeleição na câmara.
Dante Arend e Odair Tramontin (Novo) – Os dois nomes foram aprovados no processo seletivo realizado pelo partido Novo para a eleições à prefeitura de Blumenau em 2020. O nome de Tramontin é mais conhecido, por ser promotor do Ministério Público – cargo que se afastou há pouco tempo para participar do pleito. Porém, o coordenador do Novo em Blumenau, Rafael Boskovic, destacou que a escolha do candidato passa por outros processos seletivos e aprovação dos filiados.
Ivan Naatz (PL) – O presidente do PL, Alexandro Fernandes, afirmou que o objetivo do partido é ter alguém como candidato e que a prioridade é Ivan Naatz. Porém, afirmou que se por algum motivo isso não se confirmar, há outros nomes como do empresário Ericsson Luef e até o dele mesmo.
Jairo dos Santos (PRTB) – Ex-presidente da Praça do Cidadão no governo Napoleão Bernardes, Jairo dos Santos é o representante do partido do vice-presidente Hamilton Mourão, em Blumenau e confirmou sua pré-candidatura a prefeitura da cidade neste ano. Afirma que existem conversas com outros partidos, mas não descarta chapa pura no pleito.
João Natel (PDT) – Ex-reitor da Universidade Regional de Blumenau, João Natel é pré-candidato pelo PDT. A definição no partido já está consagrada, porém, como fazem parte do Fórum de Partidos de Esquerda de Blumenau (PCdoB, PT, PDT, PCB e PSOL) há possibilidade de formação de chapas.
João Paulo Kleinubing (DEM) – O presidente do partido, Walfredo Balistieri confirmou que o pré-candidato de DEM para a prefeitura de Blumenau em 2020 é JPK. João Paulo foi Prefeito de Blumenau entre 2004 e 2012, deputado federal entre 2014 e 2018 e participou da ultima eleição como candidato a vice-governador de Santa Catarina. Aliás, sendo esta última a única em que não foi eleito em toda sua carreira política.
Mário Hildebrandt (Podemos) – Eleito vice-prefeito em 2016, ao lado de Napoleão Bernardes, Mário Hildebrandt assumiu a prefeitura em 2018. Deixou o PSB e filiou-se ao Podemos apenas neste ano. É confirmado como pré-candidato a reeleição pelo partido. Atualmente já possui o apoio de alguns partidos como PSDB e Solidariedade.
Mário Kato (PCdoB) – O médico geriatra que atende pela Secretaria de Saúde em Blumenau é o pré-candidato oficial do PCdoB para as eleições em 2020. O presidente do partido, Luiz Henrique Costa, porém, não descarta a formação de chapa com outra sigla do Fórum de Partidos de Esquerda de Blumenau (PCdoB, PT, PDT, PCB e PSOL).
Ray Reis e Professora Dinorah (PROS) – Advogado, Ray Reis é presidente do PROS em Blumenau e confirmou ter dois nomes para a majoritária neste ano, sendo ele, e a Professora Dinorah Krieger, que já foi candidata a vereadora em 2016 pelo PV e atuou até 2019 como gerente regional de Educação, do governo do estado.
Ricardo Alba (PSL) – Eleito deputado estadual mais votado em Santa Catarina em 2018, Alba sempre é citado como um dos principais nomes para as eleições deste ano. Porém, ele mesmo desconversa e não confirma a pré-candidatura. O presidente do partido na cidade, Paulo Carvalho, afirma que estuda nomes para a majoritária, mas que não há nada confirmado.
Wanderlei Laureth (Avante) – Ex-presidente do Blumenau Esporte Clube, o empresário confirmou que é pré-candidato a prefeito da cidade pelo Avante.
Demais partidos
PSDB – Pretende apoiar Mário Hildebrandt, porém, se participarem da majoritária com um vice. Caso isso não aconteça, possui vários nomes a disposição para candidatura como a ex-secretária de saúde, Maria Regina Soar, o médico e ex-vereador Marco Wanrowsky, a e o vereador Silvio Zimmermann.
Solidariedade – Não irá lançar candidato, mas com participação durante todo governo Mário Hildebrandt, o presidente do partido, Michael Schneider (Mika) garantiu que o apoio é total a reeleição. Não descarta e nem confirma possibilidade de formar chapa para majoritária.
MDB – O presidente do partido, Daniel Hostin, afirmou que o MDB está buscando nomes e elaborando uma chapa majoritária, porém, não informou os possíveis nomes cogitados para a eleição.
PP – O partido está alinhado com um empresário da região, mas que ainda não teve o nome divulgado ou confirmado pela sigla. Caso não o lance, deve apoiar a candidatura de João Paulo Kleinubing, do DEM.
PSOL – A presidente Georgia Faust chegou a ser cogitada como pré-candidata a prefeitura de Blumenau em 2020, porém, não quis se pronunciar sobre o assunto. O partido também faz parte do Fórum de Partidos de Esquerda de Blumenau (PCdoB, PT, PDT, PCB e PSOL).
PCO – O partido atualmente está focado nas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro e não tem definição de candidatura. Porém, caso haja, o nome mais forte é de Matheus Vetter, uma das lideranças do PCO na cidade e estado.