Saiba qual será o destino dos trilhos de trem encontrados na rua Bahia, em Blumenau

Itens contarão história da Estrada de Ferro de Santa Catarina

Trilhos da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC) foram encontrados na rua Bahia durante as obras na via. Os artefatos históricos não passaram despercebidos pela Secretaria de Cultura, que logo fez questão de preservar o achado.

Os fragmentos foram localizados no fim de setembro, mas a prefeitura ainda analisa o melhor uso para expor a história envolvendo eles. Os trilhos estavam enterrados em um barranco próximo da rua Gustav Salinger, onde será construído um muro de contenção.

Apenas os trilhos metálicos foram encontrados no local. Os dormentes, parte de madeira de demolição que fixa os trilhos, provavelmente já haviam sido removidos. Como o trajeto da EFSC é muito diferente do das ruas de hoje, apenas durante obras como essa é possível encontrar partes dela.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

Uma das pessoas que flagrou a descoberta foi o historiador Luis Carlos Ávila. Morador de Blumenau há 20 anos, ele fez questão de registrar o momento e ressaltar a importância de preservar essa parte da história.

“Pode parecer algo normal ou até estranho encontrar um pedaço de trilho no local, mas para mim isso é extraordinário e tem um grande valor histórico para nossa cidade e que deveria ser melhor acompanhado e registrado pelos historiadores da cidade”, comentou.

Trilhos contarão história

Para o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, essa é uma oportunidade que precisa ser bem aproveitada. O planejamento é higienizar as peças e selecionar um espaço na cidade para honrar a história deles.

“Como a Estrada foi construída aos poucos, estamos em um período de investigação para descobrir em que período esse trecho foi instalado. Queremos das significado para essa descoberta, não pendurar em qualquer lugar”, ressalta.

Uma das possibilidades é incorporar os trilhos à estação em frente à Prefeitura de Blumenau. Outra é aproveitar algum espaço próximo à Praça das Gaitas. A prioridade é que o espaço onde os trilhos forem colocados conte a história deles.

“Queremos resgatar desde quando foi construído e utilizado, até a história desse período em que ficou dormindo, chegando ao presente, quando foi encontrado. É algo muito simbólico para nossa mobilidade urbana, especialmente pensando em quantas pessoas passaram por ali”, comenta Rodrigo.

Homenagem à Gaitas Hering

No espaço onde foi construído um muro de contenção na rua Bahia, um painel será instalado em homenagem à Fábrica de Gaitas Alfredo Hering, icônica marca de brinquedos e instrumentos musicais de Blumenau.

O projeto faz parte da Rota da Arte Urbana de Rua, que conta com parceria de artistas e empresas para embelezar a cidade. Um dos espaços que fez parte da iniciativa foi a Ponte do Mirelo, no Garcia.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo