Saiba quando rede pública de ensino retoma as aulas em Blumenau
Rede estadual e municipal retornam às atividades normais nesta semana
Alguns colégios particulares de Blumenau já retomaram as aulas nesta semana. Nos próximos dias, a rede pública também retorna às atividades. Na Prefeitura de Blumenau, os professores da rede municipal iniciaram o ano letivo nesta quarta-feira, 5. Já as aulas começam na quinta-feira, dia 6.
Durante todo o dia, eles estarão no Setor 2 do Parque Vila Germânica para as solenidades. O Ministério da Educação também está presente na abertura para abordar a nova Política Nacional da Educação.
Já na rede estadual, as escolas passaram a semana na Formação Continuada de Professores da Educação Básica da rede. A capacitação é uma das linhas de ação do Programa Minha Nova Escola, do Governo do Estado, que visa a Qualificação Permanente de todos os profissionais.
Aulas na rede estadual
Na rede estadual as aulas também começam no dia 6. A data também vale para as demais cidades da região. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, destaca que o calendário foi constituído de forma participativa, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC) e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).
“A escolha das datas partiu de uma estreita sintonia entre o Estado e os municípios, porque algumas ações, como o transporte escolar dos alunos, atendem em conjunto às redes municipais e estadual de Ensino. Neste calendário, regiões que começam no dia 5 têm três dias de flexibilidade durante o ano, enquanto as escolas que começam no dia 6 têm 2 dias, que são previstos para reposição de aulas”, explica o secretário, que dá as boas-vindas renovando os compromissos do Estado com a Educação.
O ano letivo de 2020 da rede estadual terminará no dia 16 de dezembro e o recesso escolar será entre 20 de julho e 2 de agosto. Adequações no calendário podem ser feitas pelas escolas, juntamente com as Coordenadorias de Educação, de acordo com as necessidades e atividades locais e regionais. Ainda assim, é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula. A exceção fica por conta das escolas que aderiram ao Novo Ensino Médio, que devem cumprir no mínimo 1000 horas-aula de atividades.
Correção
Até as 15h20 desta quarta-feira, 5, a matéria acima afirmava que as aulas da rede municipal iniciavam no dia 10. Entretanto, elas iniciam nesta quinta-feira, dia 6. O texto acima já foi corrigido.