Saiba quando será possível recarregar o cartão estudante em Blumenau
Compra de créditos é liberada por conta do início do ano letivo de 2023
Será possível fazer novamente a compra de créditos para o cartão de estudante do transporte coletivo de Blumenau a partir de segunda-feira, 23. A possibilidade da compra de créditos está suspensa desde o dia 16 de dezembro por conta do período de recesso escolar.
Onde comprar?
A partir do dia 23, será possível recarregar o cartão de estudante nos sete terminais urbanos da cidade, na loja da BluMob, localizada na Rua Ceará, nº 47), das 8h às 17h, e também no site ou aplicativo da BluMob.
Sobre o cartão estudante
Os estudantes que possuem o cartão escolar contam com desconto de 50% no valor integral da passagem do transporte coletivo, conforme Lei municipal nº 4175/1992. O titular do cartão pode fazer a compra de até 500 créditos anuais, que cobrem as passagens necessárias para o deslocamento de todo o período letivo.
Para ter um cartão da modalidade estudante, o titular precisa residir a mais de um quilômetro de distância da instituição de ensino para ter direito ao benefício.
Outros serviços
Além da possibilidade de crédito, serviços como: recadastramento estudantil, cancelamento de cartões, SAC, consulta de saldo e emissão de primeira via do cartão comum e estudante seguem disponíveis no site.
Bloqueios de cartão
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ressalta que o cartão estudante é de uso pessoal e intransferível e que todos os veículos da frota de transporte coletivo possuem câmeras de biometria facial para a checagem de uso dos cartões.
Em 2020 e 2021 foram bloqueados por ano, respectivamente, 789 e 278 cartões com gratuidade. Já em 2022 foram 859 cartões bloqueados por uso indevido somente na modalidade estudante.
Além de propiciar maior segurança aos passageiros e o monitoramento do serviço, a biometria facial auxilia no combate de ações indevidas como familiares e amigos de estudantes que são flagrados utilizando o recurso que concede desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível.
Leia também
1. VÍDEO – Veja como estão os trabalhos na BR-470 em Indaial após cratera abrir
2. Identificada terceira vítima das chuvas em Rodeio
3. Texto publicado há quase 70 anos traz informações sobre Pomerode antes da emancipação
4. Saiba como estão as obras e qual é previsão de entrega do Complexo Turístico da Vila Itoupava
5. Saiba quem era trabalhador que morreu após telhado desabar no Vale do Itajaí
– Assista agora:
Competições e muita diversão: veja como é uma noite na 38ª Festa Pomerana, em Pomerode