Saiba quantos MEIs foram abertos em 2024 e quais as prestações de serviço mais comuns em Blumenau
Sedec aponta que 10% dos empreendedores subiram de patamar e, por isso, deixaram de ser MEIs
Blumenau teve um saldo positivo de 1.264 Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2024. De acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), no último ano, foram criados 2.343 alvarás de MEIs e 1.079 foram baixados — o número também inclui aqueles que não se enquadram mais na categoria MEI devido ao aumento do faturamento. Destaca-se o mês de fevereiro, com o saldo de 151 MEIs.
O saldo de 2024 é menor se comparado aos números dos três últimos anos. Em 2021, o saldo foi de 3.012; em 2022, foi de 3.078; e, em 2023, o número foi de 2.328. O saldo é calculado com base no número de aberturas menos o de fechamentos.
Segundo informações da pasta, dos 1.079 fechamentos registrados no ano anterior, cerca de 10% registraram crescimento e, por isso, deixaram de ser MEIs.
Serviços mais comuns
De acordo com dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), a área com mais aberturas de MEIs em 2024 foi preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, com 229 registros; seguido por promoção de vendas, com 159 aberturas, e por serviços de malote não realizados pelo Correio, totalizando 120.
Os dados ainda apontam que, entre os serviços mais comuns, destacam-se: trabalhador de obras e alvenaria, com 82 aberturas; serviços domésticos, com 75; facção de peças de vestuário, com 72; cabeleireiro, manicure e pedicure, com 72; e comércio varejista de vestuário, com 71; e outras atividades auxiliares dos transportes terrestres, com 71.
Conforme a Sedec, o percentual de MEIs com pendências ou inadimplências é inferior a 5% do total. A pasta enfatiza que são valores considerados pequenos e que devem ser regularizados em breve.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, analisa a importância dos microempreendedores para a economia local.
“Os Microempreendedores Individuais (MEIs) desempenham um papel fundamental na economia de Blumenau, impulsionando o crescimento local, a geração de empregos e a diversificação dos serviços. Além disso, representam uma porta de entrada para o empreendedorismo formal, permitindo que pequenos negócios se consolidem e expandam. O modelo simplificado de tributação e a facilidade de abertura incentivam a regularização de profissionais autônomos, promovendo inclusão social e aumento da arrecadação”, destaca.
Como abrir um MEI
Atualmente, para abrir um MEI em Blumenau, o processo dura entre 10 e 50 minutos, dependendo da documentação de cada serviço. O interessado deve apresentar alguns documentos, como: RG, dados de contato e endereço residencial, informações sobre o negócio e conta no gov.br.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Praça do Empreendedor pelo telefone (47) 3381-7981, pelo e-mail pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br, ou ainda pelo WhatsApp (47) 3381-7982. A praça está localizada no 1º andar do Shopping Park Europeu, na Via Expressa, e atende das 8h às 17h30.
Leia também:
1. Pessoas em situação de rua, Samae e Prefeitura nos Bairros: Egidio Ferrari faz balanço dos primeiros três meses de governo em Blumenau
2. Câmara de Blumenau arquiva projeto que pretendia criar novos cargos comissionados
3. VÍDEO – Leão-baio morre após ser atropelado por carro de funerária de Blumenau
4. Justiça mantém condenação de dupla que transportava pássaros silvestres dentro de caixas de sapato em Blumenau
5. VÍDEO – “Arena” para rinha de galos e animais em condições de maus-tratos são descobertos pela Polícia Civil, em Gaspar