Saiba quem é o blumenauense que escalou a maior montanha das Américas
Montanha Aconcágua, na Argentina, tem quase 7 mil metros de altitude
Advogado, triatleta e apaixonado por atividades ao ar livre, Robson Rafael Pasquali é o blumenauense que escalou a montanha Aconcágua, na Argentina. Localizada na Cordilheira dos Andes, é considerada como a maior montanha fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude. Mesmo com incontáveis dificuldades e perigos, Robson chegou ao cume.
O desafio de escalar a montanha começou no dia 22 de janeiro e a expedição levou cerca de 15 dias. Robson finalmente completou o seu objetivo após 13h de escalada, no dia 2 de fevereiro. Ele foi acompanhado do guia Henrique Franke, dono da agência de expedições Versus eu Mesmo, além de Gustavo da Luz e Lucas Ferreira.
“A ideia de subir o Aconcágua surgiu depois que iniciei no montanhismo em 2011. Comecei tentando escalar por quatro vezes uma montanha de 6,1 mil metros na Bolívia, mas sem sucesso, pois ainda não entendia de equipamentos e aclimatação. Quando consegui em 2015, coloquei como objetivo subir algum dia a maior montanha dos Andes, o Aconcágua”, conta.
“Meu plano agora é completar os sete cumes, que são as maiores montanhas de cada continente. Mas, independente disso, meus desejos pessoais são de nunca parar de praticar o montanhismo”, revela o advogado e triatleta.
Robson Rafael Pasquali explica que se preparou para a aventura com atividades como o triathlon, calistenia, pilates e exercícios de força usando mochila pesada e escadarias. “Acredito que é um grande feito, pois a dificuldade é grande e muitas pessoas do mundo tentam subir e não conseguem, inclusive perdem a vida, em 2024 foram 4 pessoas”, confirma.
Em suas redes sociais, ele confessa: “15 dias vivendo a vida na montanha, isolado do mundo de fora, renunciando outras coisas para poder aclimatar, estando em contato com o frio e medo todo dia para poder chegar no ponto mais alto do continente americano. A montanha mais alto do mundo fora dos Himalaias”.
Outras aventuras
“Desde 2010, tento viajar ao menos três ou quatro vezes por ano, gosto de explorar lugares!”, ele afirma. Robson conta que já fez diversas aventuras, como escalar montanhas e trekking por países como Peru, Bolivia, Chile e Argentina. Trekking consiste em trilhas por longas distâncias em paisagens naturais e, em algumas vezes, podem durar mais de um dia, exigindo resistência, experiência e outras habilidades.
Ele conta que também realizou algumas provas tanto nacionais quanto internacionais, como o triathlon e o ironman. A prova Triathlon desafia o atleta a percorrer 1,5 mil m com a natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Ironman é considerado ainda mais difícil, pois exige a natação por 3,8 km, o ciclismo por 180 km e 42 km de corrida.
“As viagens que mais me marcaram foram aquelas que fiz para praticar algum esporte, como uma prova de triathlon de longa distância na Noruega e Nova Zelândia, mas também uma viagem em casal para a Islândia”, ele completa.
Leia também:
1. Quina 6369 e Lotofácil 3032: veja números sorteados nesta segunda-feira
2. Homem suspeito de feminicidio é preso em Blumenau após perseguição na BR-470
3. Mulher busca ajuda de vizinha após ser ameaçada de morte pelo ex-companheiro em Blumenau
4. Homem comete falsidade ideológica por 15 anos e acaba preso em Brusque
5. Cães são encontrados desnutridos e sem água e responsável é preso em Rodeio
Veja agora mesmo!
Gestores e possível técnico do Metrô falam sobre desafio do ano: