Saiu do papel: começam as obras de balizamento do Aeroporto de Blumenau

Após mais de cinco anos de tratativas, balizamento começa a ganhar forma no Quero-Quero

O balizamento noturno do Aeroporto Quero-Quero é uma discussão e um desejo antigo do poder público blumenauense. Desde o governo Napoleão Bernardes, em 2017, havia projeto e busca de recursos para realizá-lo.

Os anos se passaram, novos projetos foram feitos, licitações lançadas – travadas e destravadas – e em outubro de 2022 a pauta saiu do papel, tornando-se realidade: as obras iniciaram. Desde a semana passada, máquinas já trabalham no aeroporto e arredores para iniciar a inserção do balizamento.

As obras agora ocorrem ao mesmo tempo que o cercamento da estrutura, que já iniciou em maio deste ano. Tanto o cercamento quanto o balizamento são frutos de um convênio do governo municipal com o Estado, com repasses de R$ 4 milhões. O repasse foi incluído no Programa Novos Rumos, que prevê investimentos em infraestrutura das cidades de Santa Catarina.

Apesar de iniciadas há mais de cinco anos, apenas em 2020 que o governo municipal conseguiu efetivamente garantir as obras. Em junho, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o convênio com o governador Carlos Moisés para o repasse dos recursos – em 2019 o governador já havia se comprometido a liberar os recursos.

Após os trâmites de licitações, em abril foi assinada a ordem de serviço para o cercamento do aeroporto, que iniciou nas semanas seguintes. Já a ordem para o balizamento foi assinada no dia 12 de julho. A demora para início das obras ocorreu por demora para chegada dos materiais, que vieram dos Estados Unidos. Ambas as obras têm prazo para conclusão no primeiro trimestre de 2023.

Balizamento noturno

O balizamento é um sistema de iluminação que define a pista e a zona de pouso, possibilitando vôos noturnos. Atualmente, no Aeroporto Quero-Quero, as aeronaves precisam pousar ou decolar antes do pôr do sol.

O problema atinge principalmente, a atuação do Corpo de Bombeiros, responsável por atender emergências. Sem esta restrição, a equipe médica poderá resgatar mais pacientes em estado grave ou pessoas feridas em locais de difícil acesso. Além disso, o transporte de órgãos durante a noite também poderá ser realizado.

Fundado em 1970, o Aeroporto Regional de Blumenau, atualmente opera na classificação AP-0, ou seja, de operação exclusiva de aviação geral, de serviço de táxi aéreo e/ou de aviação comercial na modalidade de operação de fretamento.

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