Abrir um negócio é o sonho de muitos profissionais liberais. Montar um escritório ou um consultório próprio, com a própria personalidade, estilo e gostos pessoais é a realização mais esperada para muitos formandos que desejam iniciar na profissão e, até mesmo, de pessoas muito experientes, que ainda estão construindo uma base de clientes para atendimentos particulares.
Uma barreira, frequentemente encontrada, na jornada desses empreendedores, são os altos custos para comprar ou alugar um imóvel, além dos investimentos necessários com mobiliário e equipamento.
Até pouco tempo atrás, não havia outra solução, mas atualmente, tem se tornado cada vez mais comum que profissionais liberais como advogados, dentistas, esteticistas, psicólogos e vários outros, aluguem salas prontas em prédios comerciais.
Em inúmeros edifícios, é possível encontrar salas completamente equipadas, tanto em relação ao mobiliário comum, destinado ao conforto de clientes e pacientes, como bebedouros, televisão, cafeteiras, wi-fi da Sky Fibra e outros itens necessários ou recomendados para o funcionamento do negócio, quanto em relação aos equipamentos necessários para a execução das atividades profissionais do locatário.
Cadeira de dentista, divã, iluminação específica e o que mais for preciso para a atuação do profissional, podem ser encontrados facilmente em salas comerciais de praticamente todas as cidades grandes do país.
Em alguns desses prédios, é possível até mesmo contar com equipe avulsa para atendimento em recepção e serviços de secretaria particulares.
Enquanto o profissional estiver em atendimento, pode contar com um auxiliar atuando como freelancer em sua sala comercial, atendendo telefones, confirmando agendamentos, respondendo mensagens através de aplicativos como WhatsApp GB ou Instagram, servindo café, chá e água para os clientes ou pacientes e prestando o suporte necessário para o bom funcionamento de todo o período em que o profissional está presente ali, em atividade.
Para o empreendedor, basta levar suas ferramentas e instrumentos de trabalho, a maquininha Pagbank para receber os pagamentos de seus clientes ou pacientes, e agendar os horários em que deseja ocupar a sala ou o conjunto que atende melhor sua necessidade.
Além de toda infraestrutura desses espaços, ainda há inúmeros serviços que podem ser aproveitados, tanto pelos profissionais quanto pelas pessoas atendidas.
Serviço de portaria, zeladoria e limpeza (inclusive do interior das salas), estacionamento, segurança monitorada e sala de espera são bastante comuns nos prédios comerciais que alugam salas por dia ou por hora. Esse tipo de estrutura colabora bastante com quem deseja transmitir uma imagem profissional e confiável.
Outros pontos positivos desfrutados por quem escolhe alugar salas por apenas algumas horas ou por dias avulsos, é poder oferecer atendimento em diversas localidades.
Um esteticista, tatuador, dentista ou advogado do Sul, pode estar presente em qualquer cidade e atender seu público confortavelmente e da forma mais conveniente possível, inclusive se antecipando a situações que podem dificultar que obtenha bons resultados.
Antes de fazer seus agendamentos, pode se informar sobre os melhores horários para circular no trânsito da cidade ou, ainda, se prevenir em relação ao mau tempo, que pode causar desistências por parte dos clientes ou pacientes, gerando prejuízo.
Pesquisou “clima Curitiba” e viu que a semana será de chuvas fortes? Melhor focar em agendar atendimentos em outras cidades em que o clima esteja estável e a possibilidade de não perder nenhuma hora da locação do espaço, é bem maior.
Por fim, mas não menos importante, entre os benefícios de atuar em salas comerciais alugadas por dias ou horas, está o fato de que toda a economia com aluguel, condomínio, água, luz, internet e IPTU, pode ser realocada para investimento em marketing – e um marketing que pode dar muito mais resultado do que aquele aplicado por quem possui um imóvel fixo para atendimentos.
Com a flexibilidade de poder realizar atendimentos em vários lugares, é possível investir em muito mais alcance publicitário através das mídias sociais e, até mesmo, do próprio Google.
Uma esteticista ou dermatologista, por exemplo, pode contar com a ajuda de um especialista em consultoria de seo para e-commerce e vender, para todo o país, os produtos utilizados ou recomendados em seus atendimentos, e como atenderá em diversas localidades, poderá atingir clientes de muito mais regiões, aumentando sua autoridade e relevância dentro do seu segmento.
Conforme sua reputação vai se tornando mais renomada, será possível vender seus produtos mesmo para quem nunca visitou seu consultório.
Nesse caso, a mobilidade serve como uma ferramenta de branding e construção de marca, enquanto a economia do aluguel por período auxilia o empreendedor a realizar os investimentos para continuar crescendo.
Analisar esses fatores antes de assinar um contrato fixo de aluguel, por 1, 2 ou 3 anos, pode ser favorável em diversos outros aspectos e, em muitos casos, pode ser um aspecto fundamental para o sucesso do profissional.