Samae aponta uso incorreto de contêineres de lixo, em Blumenau
Há 204 contêineres espalhados pela região central da cidade
Na região central de Blumenau há 204 contêineres para o recolhimento de lixo, podendo ser separado o comum do reciclável. Porém, de acordo com a Gerência de Resíduos Sólidos do Samae, muitos materiais estão sendo misturados, o que impossibilita a realização da coleta seletiva.
Conforme explica o gerente de Resíduos da autarquia, João Carlos Franceschi, o lixo orgânico e rejeitos misturados com o seletivo contaminam o material e inviabilizam o processo de reciclagem e aproveitamento. Assim, o trabalho da cooperativa de catadores, que faz a separação e venda, é prejudicado:
“Quando a coleta seletiva passa e verifica que há lixo comum junto ao reciclável, eles não realizam a coleta. A responsabilidade pela separação, acondicionamento e disposição adequada é do gerador”, explica.
Para evitar a contaminação do material reciclável é necessário que o cidadão retire os restos de líquidos ou comidas das embalagens, antes de separá-las e descartá-las. Além disso, resíduos com sobras de alimentos, como embalagens de isopor utilizadas para acondicionamento de alimentos e sacolas de plástico com gordura, devem ir para o lixo comum, e não para a coleta seletiva.
É possível verificar a lista de materiais recicláveis neste link.
Mais notícias de Blumenau
Prefeitura define data de inauguração do prolongamento da rua Humberto de Campos
Ladrões invadem clube de Blumenau e furtam 240 metros de fio de cobre
Com defeito nos freios, ambulância do Samu desce ladeira e invade casa, em Blumenau
Blumenau se despede do sol e recebe umidade do mar até o fim de semana