X
X

Buscar

Samae atualiza a situação do abastecimento de água em Blumenau

Órgão pede que moradores usem a água conscientemente

As equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) atualizaram informações sobre o abastecimento de água de Blumenau, durante este fim de semana. Segundo as informações, o abastecimento está regular, e houve poucas ocorrências das quais o órgão precisou ser acionado.

Durante a madrugada, o Tele 115 recebeu apenas oito solicitações para verificar problemas intermitentes de água nos seguintes bairros: Itoupava Central (2), Boa Vista (1), Velha (3), Victor Konder (1) e Vila Itoupava (1).

Níveis de turbidez e abastecimento

A última atualização dos níveis de turbidez, realizada às 11h, indicou que a ETA II registrou 1.377 NTUs, a ETA III apresentou 15,6 NTUs e a ETA IV registrou 72 NTUs. Três das quatro Estações de Tratamento de Água operaram continuamente nas últimas 24 horas.

O abastecimento dos bairros atendidos pela ETA I está sendo mantido pela ETA III como medida preventiva para proteger a bomba de captação de água, que poderia ser danificada devido à forte correnteza e ao possível aumento do nível do rio para 10 metros.

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae, enfatiza a importância do uso responsável da água. “O tratamento de água está funcionando sem problemas, apesar do aumento na turbidez. Nossos reservatórios estão cheios, mas podem ser afetados se a população começar a desperdiçar água. Em áreas mais elevadas, residências sem caixas d’água e condomínios sem cisternas podem sentir os efeitos em caso de interrupção no fornecimento, se houver necessidade de manutenção,” destaca.

O abastecimento só será interrompido na ETA II em caso de falta de energia, alta turbidez ou se o rio atingir 16 metros acima do nível normal. A equipe de manutenção de redes continua trabalhando, mas solicitações de assistência devem ser feitas através do Tele 115 ou da Central Telefônica.

Contêineres de resíduos

Em áreas suscetíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, os contêineres de resíduos sólidos estão sendo removidos para evitar danos. Nas demais localidades, a coleta especial, seletiva e convencional seguirá o cronograma normal. É importante que o descarte resíduos seja feito apenas no dia em que o caminhão de coleta passar, evitando o acúmulo de lixo que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva.

Todos os setores permanecem em alerta. Para entrar em contato, os principais números são o telefone 115 e a Central Telefônica (47) 3331-8400. Além disso, oferecemos números de atendimento via WhatsApp: Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621. Ambos aceitam apenas mensagens. É possivel também contatar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.

Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube Blumenauense de Caça e Tiro mantém vivo o tiro olímpico na cidade: