Samae completa 55 anos nesta quarta-feira; conheça origem do serviço em Blumenau

Saiba como o Samae se criou

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) comemorou nesta quarta-feira, 11, o seu aniversário de 55 anos. A solenidade ocorreu na Associação dos Servidores do Samae (ASAS), localizada na rua Rodolfo Engelhadt, bairro Salto, nos fundos da sede administrativa do Samae.

Em sua fala durante a cerimônia, o diretor-presidente interino do Samae exaltou e homenageou a autarquia e os seus servidores que fizeram e fazem parte dessa história.

“Mesmo que de forma contida, por conta da pandemia, hoje é um dia para comemorar e agradecer o comprometimento, dedicação e trabalho de todos os profissionais envolvidos nas atividades do Samae Blumenau. Somos um serviço essencial para a nossa cidade e diariamente trabalhamos mantendo em mente o propósito de que não existe legado mais valioso que um trabalho realizado com propósito” afirma Michael Schneider.

História

Tradicionalmente, em cada 11 de agosto, o SAMAE comemora o seu aniversário de fundação. Criado pela Lei 1.370, de 11 de agosto de 1966, hoje o Samae é considerado a maior autarquia de toda Santa Catarina.

A história inicia em 1926, quando Blumenau se mobilizava em favor de medidas de saúde pública por conta de uma epidemia de Febre Tifóide e Paratifo – que assolavam a população através da água que era consumida na época.

Diante disso, em 1941, a administração pública fez um empréstimo no valor de 3,5 mil contos de réis, pelo prazo de quinze anos para resgate junto à Caixa Econômica Federal, para iniciar a implantação do primeiro sistema de tratamento, armazenamento e distribuição de água no município de Blumenau.

No dia 25 de novembro de 1943 esse sistema foi inaugurado com 43 quilômetros de rede em tubos de ferro de 300 milímetros de diâmetro e cerca de 500 ligações domiciliares. Todas localizadas nas regiões do Centro e bairros como Garcia, Itoupava Seca, Velha e Bom Retiro.

Além disso, a Estação de Tratamento de Água – ETA I, e reservatórios com capacidade para quatro milhões de litros de água, foram construídos no topo do morro da Boa Vista. E ainda neste ano a Prefeitura criou a Seção de Águas e instituiu o primeiro Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água.

Nesta época a capacidade de atendimento para a população ficava em torno dos 46 litros de água tratados por segundo; quantidade que permitia o abastecimento de cerca de 20 mil habitantes. Em apenas cinco anos o sistema chegou ao seu limite, atendendo ao todo 1.698 ligações. Por conta disso, as grandes empresas passaram a suprir as suas necessidades por meio de poços ou sistemas próprios de tratamento.

Em 1952 Blumenau não tinha controle do consumo nas ligações existentes no sistema de abastecimento de água da cidade, o que motivou a Prefeitura a instalar os primeiros dois mil hidrômetros importados da Alemanha. Dali em diante as taxas de água passaram a ser fixadas conforme o consumo, provocando uma redução de um terço no consumo diário.

Por conta da superação do sistema, a partir de 1960 a Prefeitura determinava dias, horários e bairros onde a água deveria ser racionada. Assim os moradores localizados em regiões elevadas e pontas de redes puderam ter água potável, pelo menos em alguns dias da semana.

Finalmente, em 11 de agosto de 1966 o Samae era fundado. No mesmo ano a autarquia municipal viabilizou um financiamento para custear a construção de uma nova estação de tratamento e a ampliação do sistema de distribuição. Com esse financiamento obtido nos Estados Unidos, o Samae iniciou a construção da ETA II, localizada até hoje na Rua Bahia, com captação de água bruta na Usina Salto.

Desde então, em 55 anos de história, o Samae contabiliza hoje um sistema com mais de 1,5 milhões de metros em redes instaladas por toda a cidade – número que equivale a 32.440 piscinas olímpicas de 50 metros de comprimento, mais de 30,5 milhões de litros em reservação de água; cerca de 93 mil ligações de água em imóveis e quase 400 servidores que trabalham diariamente em prol do abastecimento da cidade.

Além disso, a produção atual de água tratada do Samae está em mais de 1.400 litros de água por segundo, sendo divididos entre as quatro ETA’s da autarquia:
– ETA I: 60 litros/segundo;
– ETA II: 950 litros/segundo;
– ETA III: 400 litros/segundo;
– ETA IV: 15 litros/segundo.

Esses são pequenos tópicos que, mesmo com grandes números, não conseguem mensurar a real grandeza desta autarquia que perpetua neste 11 de agosto o seu trabalho e a sua história de 55 anos. Deixamos aqui o nosso parabéns ao Samae e a todos os seus servidores!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo