Sancionada lei que dá autonomia de horário e local de atuação para clubes de caça e tiro em Blumenau

Ato aconteceu nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito em exercício, Almir Vieira, juntamente com vereadores de Blumenau assinaram o projeto de Lei 8791/2023, que trata sobre “mais segurança jurídica aos Clubes de Caça e Tiro da cidade”. O evento de assinatura aconteceu por volta das 9h, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.

O Projeto de Lei dispõe sobre a autonomia das atividades econômicas desta prática desenvolvidas no município, para poderem fixar seu horário de funcionamento.  Além de tratar sobre a independência dos comércios e indústrias e seus funcionamentos, desde que respeitem a legislação municipal e federal, o projeto também fala as entidades e empresas destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo, poderão funcionar sem qualquer restrição de horário. 

A Lei também garante a permanência das instituições de tiro, sem que precisem trocar de local. O Projeto de Lei foi sugerido pelo Vereador Emanuel Santos, o Tuca (Novo), e teve aprovação unânime entre todos os vereadores de Blumenau. A ideia veio após a aprovação de um Decreto Federal que impedia o funcionamento de cerca de 95% dos clubes, empresas e entidades de caça e tiro de Blumenau. 

“A história de Blumenau está estritamente interligada às histórias dos caça e tiros. Esse ato de sansão é um ato muito importante de preservação histórica. O Governo Federal não pode passar por cima das constituições municipais. Essa lei é uma materialização de um trabalho de defesa e preservação da história e das tradições da cidade”, explica o Vereador Tuca. 

Ele ainda reforça que esses espaços são fontes de renda muito importantes, além de representar a liberdade das forças de segurança em fazer treinamentos durante o dia a dia. O prefeito em exercício, Almir Vieira, concordou com a fala e acrescentou que economicamente, os espaços de prática de tiro são muito importantes. 

“Nossa Câmara de Vereadores conseguiu aprovar esse projeto, que com certeza irá repercutir na região, no estado, podendo repercutir até nacionalmente. A importância desses espaços não é apenas cultural, mas também econômica para a cidade”, finaliza Almir.

Iáscara Zultanski/O Município Blumenau

Assista agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo