Santa Catarina confirma dois novos casos de reinfecção por Covid-19

Nesta quarta-feira estado também ultrapassou marca de 15 mil mortes pela doença

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), confirmou nesta quarta-feira, 26, dois novos casos de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Ao total, são três casos confirmados no estado.

Um dos casos confirmados é de uma mulher de 37 anos, moradora de Itaiópolis, no Planalto Norte. Ela teve o primeiro exame PCR positivo em 12 de agosto de 2020, após apresentar sintomas. Posteriormente, apresentou novos sinais e realizou um novo PCR em 19 de março de 2021, que deu resultado positivo para infecção pelo coronavírus.

Leia também: Nova variante do coronavírus é confirmada no Brasil

A outra paciente reinfectado é moradora de Balneário Piçarras, no Litoral Norte. A mulher de 21 anos fez o primeiro RT-qPCR em 25 de setembro e o segundo RT-qPCR, em 5 de abril deste ano 2021. Em ambos os casos ela estava sintomática e os resultados deram positivo.

Os casos foram confirmados laboratorialmente pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, laboratório de referência para Santa Catarina para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC).

Estas são as segunda e terceira confirmação de reinfecção no estado. A primeira, foi confirmada em 31 de março. O paciente de 30 anos é Lages e foi confirmado com Covid-19 pela primeira vez em setembro de 2020 e a segunda, em fevereiro de 2021. Na primeira infecção foi identificada a linhagem B.1.1.28 e na segunda a variante P.1, conhecida como a variante brasileira.

Quando o caso indica reinfecção

É considerado caso suspeito de reinfecção caso o paciente apresente dois resultados do exame PCR positivos para o coronavírus, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada. Os três casos de reinfecção estão confirmados no estado, uma vez que todos os procedimentos adotados seguiram o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

Até o momento, foram notificados 51 casos de reinfecção em Santa Catarina, sendo 34 descartados, 3 confirmado e 14 que ainda aguardam resultado.

SC ultrapassa 15 mil mortes por Covid-19

Santa Catarina ultrapassou nesta quarta-feira, 26, a marca de 15 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. O número foi alcançado após boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acrescentar mais 60 óbitos. O total é de 15.006.

O volume de mortes por coronavírus perderam velocidade em maio, mas seguiram em patamar elevado. A média diária é de 50,4 óbitos pela doença. Foram 1 mil mortes em apenas 21 dias desde 5 de maio, quando o estado atingiu 14 mil óbitos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo