Santa Catarina decreta emergência devido ao aumento de casos de dengue

Números em Blumenau também aumentaram

O Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue no estado. O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21. A cerimônia de assinatura do decreto emergencial foi realizada no Centro de Operações da Defesa Civil de Santa Catarina, na zona norte de Joinville.


O decreto foi assinado por autoridades, como a governadora em exercício, Marilisa Boehm (PL), a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).

A secretária Carmen Zanotto informou que, dos 295 municípios catarinenses, 167 estão infestados com o mosquito da dengue. Ao menos dez municípios decretaram situação de emergência, incluindo Joinville.

Carmen explica que as mudanças climáticas têm impacto no aumento dos casos. O calor associado às fortes chuvas auxilia na proliferação dos mosquitos e na eclosão dos ovos. Além disso, o governo do estado trata a dengue como um desastre climático.

Santa Catarina ocupa a nona posição entre os estados com a maior taxa de incidência da doença. Além disso, nove mortes por dengue já foram confirmadas no estado em 2024. Joinville confirmou na manhã desta quinta-feira a sexta morte por dengue no ano. As outras três mortes aconteceram em Araquari, Itajaí e Itapiranga.

Vacinação em Santa Catarina

Carmen Zanotto informou que Santa Catarina recebeu 29,1 mil doses da vacina contra a dengue. Uma remessa com 15 mil doses chegou em Florianópolis na noite desta quarta-feira, 21. As demais doses chegaram por volta das 11h desta quinta-feira, 22.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Santa Catarina recebeu doses antes do previsto. Apesar disso, o quantitativo é suficiente apenas para crianças de 10 e 11 anos. Esta faixa foi escolhida devido aos dados de internação.

A expectativa do estado é de que conforme avance a vacinação, crianças e adolescentes de 12 a 14 anos também recebam a vacina. Porém, o avanço depende da capacidade da fabricante em produzir o imunizante.

A secretária também explica que apesar da população acima dos 60 anos ser a que mais morre por dengue, a vacina não foi testada nela, por isso, este público não será vacinado no momento.

Dengue em Blumenau

Desde o último boletim, divulgado em 14 de fevereiro, a cidade registrou 153 novos focos e 62 casos da doença.
O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 880 focos do mosquito e 1.988 casos prováveis. Destes, 1.803 estão em investigação e 185 foram confirmados. Seis pessoas estão internadas em enfermaria.
Os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) fazem atendimento nos bairros: Velha;  Escola Agrícola; Garcia; Fortaleza; Itoupava; Badenfurt e Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também oferecem atendimento à população. O endereço e o horário de atendimento das unidades habilitadas estão no site da Prefeitura.
Denúncia
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia também:

1. Tempo Blumenau: previsão indica que calor deve retornar nesta quinta-feira
2. VÍDEO – Mãe pede doações após criança ser atropelada e ficar gravemente ferida em Blumenau
3. Acidente entre caminhão e van deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-470, em Blumenau
4. Quem são os DJs de Blumenau que farão uma turnê na Europa
5. Caixa lança edital de concurso para técnicos bancários; confira vagas em Blumenau


Veja agora mesmo!

Conheça o artilheiro das Itoupavas, seis vezes consecutivas campeão da Liga:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo