Santa Catarina recebe onda de frio intenso nesta semana; confira cuidados
Entre sexta-feira e sábado, temperaturas podem ficar negativas na Serra
Após o ciclone extratropical que passou pelo estado na última terça-feira, os próximos dias serão de frio intenso em Santa Catarina. De acordo com a previsão da Defesa Civil, entre sexta-feira e sábado, 3 e 4 de julho, as temperaturas podem ficar negativas na Serra, onde há possibilidade de geada e neve.
Já em boa parte do Oeste, as mínimas podem ficar abaixo de 5°C. No Litoral e Vale do Itajaí, o frio se intensifica a partir desta quinta-feira, 2, com mínimas abaixo de 10°C. Os termômetros não sobem durante o dia e as tardes podem ter temperaturas máximas que variam entre 10°C a 20°C.
A Epagri/Ciram faz ainda o alerta para mar muito agitado nesta quinta-feira, com ondulação que pode chegar a quatro metros e risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.
Confira a previsão da Epagri/Ciram.
Quinta-feira (02/07):
Tempo: madrugada e início da manhã com mais nuvens com chance de chuva fraca/isolada no oeste e sul do estado. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens.
Temperatura: baixa em todo estado, com frio intenso. Na madrugada, pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. Ciclone extratropical afasta-se para alto mar.
Sexta-feira e sábado (03 e 04/07):
Tempo: sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa, frio intenso! Na madrugada e amanhecer condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, e isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.
Vento: sudoeste a sul, passando a nordeste no sábado, fraco a moderado.
Domingo (05/07):
Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, aumento de nuvens com condição de chuva no decorrer do dia devido a chegada de uma frente fria. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pequena chance de chuva à noite.
Temperatura: baixa ao amanhecer com elevação durante o dia.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.
Previsão do Alertablu
Quinta-feira (02/07):
Temperatura baixa e sensação de frio ao longo do dia devido a massa de ar frio de origem polar que atua em SC. No decorrer do dia, ocorre aumento de nuvens em virtude da propagação de perturbações em níveis médios da atmosfera por SC. Temperatura máxima entre 16°C e 18°C. Vento fraco de oeste passando para oeste/sudoeste.
Sexta-feira (03/07):
A massa de ar frio de origem polar segue influenciando a condição de tempo em Blumenau mantendo a estabilidade, a temperatura baixa e a sensação de frio. O sol predomina na maior parte do dia ainda assim a temperatura segue baixa, mínima entre 7 e 9°C e máxima entre 16 e 18°C. Vento fraco de oeste sudoeste passando a sul/sudeste.
Sábado (04/07):
O ar frio ganha intensidade no sábado e a temperatura fica ainda mais baixa ao amanhecer, com mínima entre 5 e 7°C. O sol predomina no decorrer do dia e à tarde a temperatura oscila entre 19 e 21°C, no entanto, no fim do dia a temperatura declina novamente aumentando a sensação de frio. Vento fraco de noroeste passando a sudeste.
Domingo (05/07):
No domingo, uma frente fria se forma no RS e avança no decorrer do dia para SC trazendo aumento de nuvens em Blumenau e a condição para pancadas de chuva isoladas à noite. O ar frio perde intensidade e a mínima no início da manhã varia entre 11 e 13°C. Máxima entre 19 e 21°C.
Cuidados redobrados no frio
A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a necessidade dos cuidados com a saúde durante o frio. Recomenda-se evitar aglomerações e intensificar a higiene das mãos. Agasalhar-se bem e tomar água também fortalece a imunidade e ajuda na prevenção de vírus.
Além disso, idosos e pessoas do grupo de risco devem redobrar a atenção e procurar a unidade de saúde mais próxima, não apenas em caso de sintomas da Covid-19, como também de problemas cardiorrespiratórios, uma enfermidade comum durante o inverno.