X
X

Buscar

Santa Catarina teve o mês de maio mais chuvoso dos últimos 25 anos

Vale do Itajaí teve o menor volume de chuva, ainda assim bem acima da média

Santa Catarina teve o mês de maio com os maiores volumes de chuva dos últimos 25 anos. O levantamento foi feito pelo Ciram/Epagri, órgão de meteorologia do governo estadual. As regiões mais afetadas foram Sul e Oeste, mas mesmo no Vale do Itajaí a chuva ficou acima da média para o mês.

 

Os meses de outono costumam registrar valores bem menores de chuva em relação aos de verão. Conforme o Ciram, certa variação de ano após ano é normal, mas nada comparado ao ano de 2019.

A região menos chuvosa foi a do Vale do Itajaí, mesmo assim com valores foram em torno de 170 a 200 milímetros, bem acima da média da região (100 milímetros). Em Blumenau, choveu em 21 dos 31 dias do mês.

No Sul catarinense, onde a média para o mês de maio é de apenas 80 milímetros, choveu até 500 milímetros no mês. No Oeste, foram registrados 410 milímetros em Dionísio Cerqueira, onde a média para maio é de 160 milímetros. O fenômeno se repetiu nas demais regiões do estado.

Ciram/Epagri

El Niño no inverno

A ocorrência do fenômeno meteorológico El Niño em 2019, ainda que de fraca intensidade, vai trazer chuvas acima da média também nos meses de inverno, segundo o Ciram/Epagri. O El Niño aquece as águas do Oceano Pacífico e provoca mais nuvens em Santa Catarina.

Continua a condição de chuva significativa, com valores acima da média especialmente nos meses de junho e julho. A nebulosidade e chuva mais frequentes amenizam o frio, deixando os valores de temperatura mínima acima do esperado para a época do ano.

Pelo menos duas massas de ar frio chegarão com mais intensidade ao Sul do Brasil provocando frio, porém com duração pouco prolongada, devido ao El Niño.