Santa Catarina volta a ser impactada pela fumaça das queimadas na Amazônia
Frente fria e chuva podem ajudar temporariamente
A fumaça das queimadas na região amazônica e central do Brasil retornou para a região Sul, como Santa Catarina. A passagem de uma frente fria na noite desta quarta-feira, 4, deve reduzir a concentração de fumaça. Isso acontece por conta da chuva e mudança na direção dos ventos para o sul, com a chegada de uma massa de ar mais seco e frio.
Porém, a partir de sexta-feira, 6, e durante o fim de semana, os ventos devem voltar a soprar do norte, trazendo novamente a fumaça para Santa Catarina, segundo comunicado da Defesa Civil. A fumaça persistirá até que as queimadas nas regiões afetadas sejam controladas ou até o retorno da estação chuvosa, entre a primavera e o verão.
A recomendação é beber bastante água e ficar atento a possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar e irritação nos olhos. Os cuidados devem ser redobrados para as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.
Fumaça das queimadas em SC
A fumaça é transportada pelos ventos do norte, como Jato de Baixos Níveis (JBN), conhecido também como fluxo de calor e umidade da Amazônia, até os estados do sul. A presença de fumaça pode prejudicar a visibilidade e afetar a qualidade do ar.
Esse transporte de fumaça intensifica nos dias antes da chegada de frentes frias ao sul, quando o fluxo de ar quente e úmido se intensifica. Em algumas regiões de Santa Catarina, a fumaça é visível a olho nu, geralmente no fim da tarde e no nascer do sol.
Durante este ano, as queimadas tiveram um aumento grave, o que pode ser explicado pela época do ano e o fenômeno El Ninõ. Conforme explicado pela Defesa Civil, o fenômeno climático intensificou as chuvas no Sul do país, enquanto reduziu as precipitações em outras regiões, como a Amazônia e o Centro-Oeste, justamente no período em que o volume de chuvas deveria ser maior. Ou seja, a última estação chuvosa na região central foi mais seca do que o normal, o que agravou as condições para queimadas.
Leia também:
1. Homem é preso após sequestrar, manter mulher em cárcere privado e abusar sexualmente dela em Blumenau
2. Lei amplia horário de venda de cervejas nos estádios de futebol em Santa Catarina
3. Jovem de 22 anos morre em grave acidente no Salto do Norte em Blumenau
4. VÍDEO – “Prêmio veio para ajudar”, diz moradora de Blumenau que ganhou sozinha R$ 200 mil na Trimania
5. Empresa têxtil de Blumenau com mais de R$ 86 milhões em dívidas pede recuperação judicial
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: