X
X

Buscar

Santa Isabel anuncia interesse em construir Complexo Hospitalar de Transplantes

Projeto foi apresentado para alguns deputados e secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo

Na tarde desta quinta-feira, 19, o diretor-executivo do Hospital Santa Isabel, Juliano Petters, apresentou o projeto de um Complexo Hospitalar de Transplantes, liderado pela Deputada Federal Carmen Zanotto, durante visita do Deputado Estadual Ricardo Alba, Deputado Federal Fabio Schiochet e do secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino.

Segundo nota emitida pelo hospital, o projeto pretende reunir todos os Deputados Federais para que possam destinar, anualmente, parte de suas emendas para que a ideia seja concretizada no ano de suas legislaturas. O projeto tem previsão de conclusão de cinco anos a partir da data de início.

Da mesma maneira, devido ao grande fluxo de pacientes pré e pós-transplantes atendidos diariamente no Ambulatório de Transplantes do Hospital Santa Isabel, foi protocolado um pedido para a reforma e ampliação de um espaço para melhor comportar o trabalho já realizado. Este projeto de reforma já está aprovado junto à Vigilância Sanitária.

Após a conclusão do Complexo Hospitalar de Transplante, o serviço de transplantes será enviado para o novo prédio. O espaço reformado será usado para o Ambulatório Geral de Alta Complexidade. Esta reforma foi solicitada em caráter emergencial.

Os serviços
O Hospital Santa Isabel foi a casa de saúde que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos no estado e realizou 333 transplantes de órgãos, sendo o ano com o maior número de procedimentos do tipo desde 1980, quando foi realizado o primeiro transplante na instituição.

Por ano, são 37 mil atendimentos no Pronto Socorro, cerca de 900 partos, quase 8 mil cirurgias, a maioria procedimentos de alta complexidade, e mais de 15 mil internações. A instituição possui 260 leitos de internação, 30 de UTI, 13 salas cirúrgicas, 308 médicos no corpo clínico, mais de 1,2 mil colaboradores, o único heliponto homologado pela ANAC no Vale do Itajaí e o primeiro e único robô-cirurgião de Santa Catarina.