X
X

Buscar

Saque Calamidade: moradores de Gaspar podem sacar FGTS; saiba como

Serão contemplados apenas moradores que tiveram ocorrências registradas e atendidas pela Defesa Civil

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, informou que a Caixa Econômica Federal autorizou, o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelas chuvas ocorridas entre 4 a 16 de outubro no município. O saque contempla apenas os moradores que tiveram as ocorrências registradas e atendidas pela Defesa Civil na data das chuvas.

O pedido deve ser realizado até o dia 14 de janeiro, exclusivamente pelo aplicativo para celulares do FGTS. Por orientação da Caixa Econômica Federal, foram cadastrados apenas os endereços dos imóveis residenciais diretamente atingidos pela chuva, ou seja, que sofreram danos materiais. No total, são 70 ruas afetadas. A liberação pode ser solicitada à Caixa por meio do aplicativo FGTS.

A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Mais informações através do link.

Comprovantes

Os moradores das residências afetadas pelas chuvas devem apresentar um comprovante de residência em nome do trabalhador, como contas de luz, água, internet, telefone, contratos de locação, ou boletos bancários e outras correspondências entregues diretamente no local, através de órgãos oficiais, como os Correios.

Caso o morador não tenha o comprovante de endereço em seu nome e tenha recebido a vistoria dos técnicos, poderá solicitar a Declaração de Endereço, emitida pelo governo municipal, que atesta que o trabalhador é residente da área afetada e realizou a ocorrência. Para solicitar, basta comparecer à Prefeitura de Gaspar e pedir o documento no Atende Fácil, das 8h às 17h.

Valor a solicitar

Os moradores das regiões afetadas pela chuva, com endereços identificados no relatório da Defesa Civil, podem solicitar o saque de até R$ 6.220. O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

O prazo para análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Os endereços das pessoas atingidas já constam no banco de dados da Caixa, para que a mesma possa analisar a possibilidade de liberação.

A superintendente do órgão, Ana Janaína de Medeiros, reforça a importância do registro de ocorrências em eventos adversos. “É fundamental que a população crie o hábito de registrar a ocorrência com a Defesa Civil no 199 no momento em que é atingida. Através disso, conseguimos medir os prejuízos em espaços públicos e também em residências e assim conseguir recursos para reconstrução. Além disso, as pessoas que tiveram prejuízos com as chuvas, agora, poderão ter um alívio com essa liberação, que só aconteceu por conta das ocorrências registradas corretamente. Infelizmente, quem teve prejuízo e não seguiu a nossa orientação de registrar no 199, estará impossibilitado de acessar o benefício”, pontua.

Informações sobre a documentação:

  1. Carteira de Identidade — também são aceitas a carteira de habilitação e o passaporte;
  2. Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  3. Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a).

Aplicativo FGTS:

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
  2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
  3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
  4. Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
  5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou, Sacar presencialmente. Faça o upload dos documentos requeridos;
  6. Confira os documentos anexados e confirme;
  7. A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Confira lista de casas atingidas, registradas pela Defesa Civil:

Leia também:

1. Mega-Sena 2660: dez apostas de Blumenau são premiadas na quina
2. Bombeiros buscam pai e filho que desapareceram após canoa virar no rio Itajaí-Açu, em Indaial
3. Dois homens são encontrados mortos no Badenfurt, em Blumenau; crime ainda não tem explicação
4. Verdade ou boato? Meteorologista esclarece se o Sul terá dilúvio em dezembro
5. Trimania Vale: moradora de Blumenau leva R$ 15 mil neste domingo


Veja agora mesmo!

Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide