X
X

Buscar

De que forma a alimentação influencia na TPM?

Que a alimentação tem forte influência sobre a saúde, todo mundo já sabe. Mas talvez seja novidade que o seu alimento pode também ajudar ou atrapalhar o seu humor durante o período menstrual. Sem falar das cólicas e dores de cabeça que algumas mulheres experimentam. Te interessou? Então deixa eu explicar melhor tudo isso. O […]

Que a alimentação tem forte influência sobre a saúde, todo mundo já sabe. Mas talvez seja novidade que o seu alimento pode também ajudar ou atrapalhar o seu humor durante o período menstrual. Sem falar das cólicas e dores de cabeça que algumas mulheres experimentam. Te interessou? Então deixa eu explicar melhor tudo isso.

O ciclo menstrual feminino dura em média de 25 a 30 dias e é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e lútea. Em cada uma dessas fases, importantes alterações hormonais e de nutrientes ocorrem no corpo. Tudo para que a natureza feminina aconteça sem nenhum problema. Lembre-se que todo mês o corpo da mulher passa por uma preparação para engravidar, então é sim necessário um grande mecanismo e importantes alterações para receber um possível bebê. Eu chamaria quase de mágica.

Como mencionei anteriormente, há uma importante alteração nos níveis de nutrientes ao longo do mês. Nutrientes esses que são responsáveis, entre outras coisas, pela produção de neurotransmissores, por sua vez responsáveis pelo nosso humor. Então menos nutrientes levam a menores níveis de neurotransmissores, principalmente serotonina e dopamina, levando as mulheres e se sentirem mais irritadas, sensíveis e com menos sensação de bem estar.

Esses nutrientes, que são vitaminas e minerais, já passam por essa diminuição automática durante o período pré menstrual. Não temos como controlar essa parte, mas podemos sim utilizar os alimentos a nosso favor para repor essa baixa de nutrientes. Temos diminuição principalmente de magnésio, cálcio, vitamina B6 e vitamina D. Por isso a importância de mantermos uma alimentação saudável e aumentar nesse período a ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes. Converse com seu nutricionista sobre.

Claro que a alimentação não vai ser a cura para todos os seus problemas. Mas, como falei, pode ser de grande auxílio. Algo bem importante que gostaria de colocar é que vejo muitas mulheres lutando contra a sua menstruação, odiando com toda força cada dia desse período. Isso não vai ajudar a diminuir ansiedade ou estresse. Muito pelo contrário, pode agravar esses sintomas que são normais na TPM. Algumas mulheres podem passar até 15 dias “sofrendo” com a temida TPM e mais os dias da menstruação em si. Se esse é o seu caso, calma.

Uma das coisas mais importantes que temos que entender é que a menstruação não é algo ruim e muito menos nossa inimiga. É na fase folicular do ciclo que sentimos nossa maior energia, nosso momento “girl power” e isso não seria possível sem passar pela menstruação antes. Então que tal ressignificar o que a menstruação é para você, ao invés de estar sempre brigando com o seu próprio corpo e natureza?

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar