X
X

Buscar

Alimentos diet e light são necessários para emagrecer?

É possível encontrar no mercado uma infinidade de produtos light e diet, com grandes letras na frente “sem adição de açúcar”. Mas será que esses produtos são interessantes realmente? Afinal de contas, você sabe o que esses termos significam?

Vamos esclarecer primeiro o significado de um produto diet e light. Diet é um termo utilizado para dizer que o produto alimentício não possui algum nutriente (normalmente açúcar ou gordura). Porém, vamos imaginar a composição de um alimento. Quando você tira um nutriente ou um pedaço dele, você tira sabor, e então precisa adicionar outra coisa no lugar para manter o produto interessante. No caso dos alimentos diet que são sem açúcar, é comum ter a adição de adoçantes artificiais. Voltarei outro dia para falar melhor sobre eles.

Já o termo light é utilizado para dizer que o produto em questão possui uma diminuição na quantidade de algum nutriente, e não exclusão total. Então você vai ler no rótulo frases como “30% menos gordura” ou “50% menos açúcar” e por aí vai. Mas entenda que o esquema aqui é bem parecido com o do diet. Ao retirar um nutriente, você precisa colocar outro.

Pronto, agora você já sabe a definição de cada um desses termos e consegue entender melhor na hora de escolher algum no mercado. Porém, você deve se atentar para mais uma questão, a lista de ingredientes. Mesmo que o rótulo do produto disser bem grande que é um alimento 100% saudável, não acredite até ler a lista de ingredientes. É ali que realmente vemos a qualidade de um alimento, pela sua composição. Por exemplo, a grande maioria dos produtos que dizem não conter açúcar, são adicionados de maltodextrina, que é apenas um nome diferente para o açúcar. Por isso a importância de sempre ficar muito atento.

Mas retornando à pergunta do título, se você já acompanha os textos há algum tempo, sabe muito bem o que sempre digo sobre alimentos industrializados. Mesmo os que são saudáveis. Você não precisa de nenhum deles para emagrecer. Você precisa de comida, aquela feita em casa, com ingredientes comprados na feira ou então que você compre no mercado, mas eles não venham prontos.

É de um pratão de arroz e feijão que você precisa para emagrecer, e não de uma barrinha diet de cereais. Sabe por quê? O emagrecimento (saudável) é reflexo de saúde no seu corpo, então você precisa primeiro de nutrientes, muitos deles. E esses, você vai encontrar com mais facilidade em um bom prato de comida. Além do seu bolso agradecer também. Dica de amiga.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube