X
X

Buscar

Comer à noite engorda?

Todos já ouvimos que ao fazer dieta, você não pode comer à noite, pois vai engordar. Mas isso é verdade? Faz sentido? Sempre que ouvir algo sobre alimentação, pense com clareza sobre o porque isso seria verdade ou não. Vamos passo por passo para ficar mais fácil para você. Engordar significa aumentar o seu percentual […]

Todos já ouvimos que ao fazer dieta, você não pode comer à noite, pois vai engordar. Mas isso é verdade? Faz sentido? Sempre que ouvir algo sobre alimentação, pense com clareza sobre o porque isso seria verdade ou não. Vamos passo por passo para ficar mais fácil para você.

Engordar significa aumentar o seu percentual de gordura no corpo, não necessariamente aumentar o peso. Para engordar você precisa passar um período extrapolando a ingestão diária de calorias que deveria consumir.

As calorias que você consome não são imediatamente transformadas em gordura. Elas primeiro vão servir de energia para seu corpo, o que sobrar vai para um estoque de energia (como no caso dos carboidratos que são armazenados no fígado e nos músculos na forma de glicogênio), e só depois que todos os estoques estão cheios, seu corpo vai começar a armazenar essas calorias que ainda ficaram sobrando, na forma de gordura no tecido adiposo.

Agora que você já entendeu como o seu corpo faz para engordar, podemos passar para a próxima parte da afirmação do título. Se você comer a noite, muda algo nesse processo do parágrafo anterior? Não. Mas eu não vou armazenar essas calorias por não gastar mais no fim do dia? Não.

É fato que o seu corpo normalmente gasta menos calorias dormindo do que trabalhando, mas ainda precisa de energia. É durante a noite que ele vai fazer uma “restauração” do seu organismo, pra deixar novo em folho pro próximo dia. E pra isso ele precisa sim de energia, então comer a noite é importante.

De forma geral, o que vai te fazer engordar ou não, é a quantidade total de calorias que você consome durante o dia, e não só em um período dele. Tanto faz comer uma banana de manhã ou a noite, as calorias são as mesmas. Agora uma coisa que acho importante prestar atenção, é você não fazer uma refeição muito pesada a noite (de vez em quando não tem problema, mas evite todo dia), muito cheia de gordura e muito calórica. Lembra que seu corpo precisa se recuperar durante a noite? Não vai ajudar se ele tiver que ficar digerindo por horas um alimento pesado, quando deveria estar fazendo outras funções.

Então vamos revisar: engordar não é processo tão simples, e não acontece do dia pra noite, e muito menos por conta de um dia só; para engordar precisa haver excesso de calorias, e o horário que isso acontece não influencia em ganhar mais gordura ou não; evite refeições muito pesadas a noite apenas para que o seu corpo possa descansar e se recuperar durante a noite.

E bem importante dizer, é muito melhor fazer uma refeição completa a noite do que comer um lanche ou sanduíche. Pense na quantidade de nutrientes que você ingere em um sanduíche, e em um prato de arroz, feijão e salada. Quanto mais nutrientes e fibras, melhor.