X
X

Buscar

Como manter a motivação se eu não vejo resultados?

Motivação, algo que todo mundo espera ter para começar uma mudança. E esperam que essa motivação dure para sempre, mas ela não dura. Então como continuar trabalhando em uma mudança se eu não vejo resultados rápidos e não tenho a motivação junto comigo? Mas o que será que são esses resultados rápidos? Será que você […]

Motivação, algo que todo mundo espera ter para começar uma mudança. E esperam que essa motivação dure para sempre, mas ela não dura. Então como continuar trabalhando em uma mudança se eu não vejo resultados rápidos e não tenho a motivação junto comigo?

Mas o que será que são esses resultados rápidos? Será que você está querendo ver uma enorme perda de peso de um mês pro outro? Pra qual resultado você está dando mais importância? Em um processo de emagrecimento, por exemplo, temos diversas fases e processos para concluir até chegar no objetivo final. Não é raro acontecer de um paciente me dizer: acho que não perdi peso esse mês, mas estou me sentindo tão bem, tão disposto e leve, dormindo melhor, indo ao banheiro, sem inchaço… Tudo isso é necessário acontecer antes do emagrecimento de fato, pois significa que o seu organismo está voltando a funcionar da forma que deveria.

E o que aconteceria se esse mesmo paciente não prestasse atenção nessas melhoras e só focasse no peso que não perdeu em um mês? Ele desanimaria, acharia que fazer dieta não dá certo e não é pra ele. Será que você não está tendo essa mesma visão? Sem contar que se o seu parâmetro de evolução é a balança, esqueça, você nunca vai conseguir ver de fato resultados reais ali.

Quando nos pesamos na balança, ela nos informa um número que significa o quanto o nosso corpo inteiro pesa. Mas você já parou pra pensar o que significa esse peso? Ele é tudo que temos no nosso corpo, desde pele, órgãos, pelos, músculos, gordura, ossos e por aí vai. Então como você vai saber o que disso tudo diminuiu, quando vê que perdeu 3kg? Você sabia que pode perder gordura e isso não acusar na balança (se estiver fazendo atividade física é bem comum de acontecer)? Comece a reparar mais em outros tipos de resultados. Veja nas suas roupas a diferença, veja no espelho, veja na melhora de sintomas que você tem, veja na melhora do sono, do intestino, do bem estar….

Outro ponto muito importante a ser observado é que a maioria das pessoas espera a motivação cair do céu, ou esperam conseguir ela de outras pessoas. Mas se formos analisar a palavra, temos o seguinte: motiva a ação. Então a motivação nada mais é do que uma força que você tem para alcançar um determinado objetivo. Seja emagrecer, melhorar alimentação, construir músculos, fazer exercícios físicos ou qualquer outra coisa na sua vida. O que está motivando a sua ação hoje? Pense no seu objetivo final, vai ficar mais fácil o processo. Mas não se esqueça, a caminhada até o objetivo também é importante e deve ser celebrada.

Vou usar um exemplo que talvez fique mais fácil de ser entendido. Quando você se muda para uma nova casa ou apartamento, e começa a mobiliar e decorar ele do zero, você não comemora cada item de decoração que compra? Ou você só fica feliz quando tem a casa inteira pronta? Pense consigo mesmo, será que você está valorizando cada etapa dessa conquista? Com a alimentação é a mesma coisa, não espere ficar satisfeito só quando vir o resultado final, comemore cada passo e cada conquista pelo caminho. E conforme você vai vendo essas pequenas vitórias, você vai se motivando com elas.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube