Como organizar melhor as refeições da semana para manter a dieta?
A pior coisa que você pode fazer, quando está em dieta ou reeducação alimentar, é deixar o “na hora da refeição eu vejo o que vou comer” tomar conta da sua rotina, deixando de organizar as refeições da semana. Eu te explico: você pode ter a melhor das intenções quando começa uma nova alimentação e […]
A pior coisa que você pode fazer, quando está em dieta ou reeducação alimentar, é deixar o “na hora da refeição eu vejo o que vou comer” tomar conta da sua rotina, deixando de organizar as refeições da semana. Eu te explico: você pode ter a melhor das intenções quando começa uma nova alimentação e achar que vai conseguir manter ela a longo prazo sem planejamento, mas a realidade é que basta alguns dias de estresse e rotina corrida pra te fazer desistir de tudo isso.
E isso não é um defeito seu, é algo que acontece com todo mundo, inclusive comigo. Eu já sei direitinho, se eu não deixar comida pronta pra janta, quando chegar em casa não vou querer cozinhar algo saudável ou gastar energia pensando nisso. Mas como eu entendo que comer bem me ajuda a lidar melhor com o estresse e o cansaço da rotina, sei que preciso me organizar e deixar sim algo pronto para quando chegar em casa com fome.
É desse tipo de organização das refeições da semana que eu estou me referindo. Não é uma organização de espaço, ou de ter tudo no seu devido lugar (apesar de que isso também ajuda), mas sim uma organização de saber com antecedência o que você vai comer na próxima refeição, e de preferência já ter isso pronto. Então pega um papel e caneta e anota o que vou te falar.
O primeiro passo que você irá fazer e pensar na sua próxima semana, e pense em 2 preparações diferentes que você irá comer, uma no almoço e outra no jantar. Feito isso escolha também os legumes que vai comer nessas duas refeições (eu sei bem que você tende a pular essa etapa, não faça isso). Em seguida pense nas refeições menores, como café da manhã e lanches, escolha 2 frutas diferentes para consumir cada dia da semana. Mesmo sendo obvio, vou falar, anote tudo isso, não deixe só na sua cabeça não.
Feita essa etapa você vai montar uma lista de compras pro mercado com tudo que precisa, para essa semana apenas. Não tente comprar comida pra 2 semanas, pois vai estragar e você só vai gastar esse dinheiro à toa. Sem contar que você pode enjoar e não querer comer a mesma coisa por 2 semanas seguidas. Escolha um período do seu final de semana (geralmente temos mais tempo) para já preparar tudo isso.
Deixe a salada pronta, seja lavada ou já cozida/refogada/assada, deixe as frutas lavadas e as comidas preparadas e de preferência separadas por porção. Se você tiver espaço no freezer para congelar alguns almoços e jantares, até melhor, assim eles não vão estragar.
Agora é só aproveitar a sua semana sem ter que se preocupar com o que vai comer, ou sem precisar chegar em casa com fome e fazer um sanduíche porque é mais rápido. Eu sei, pode parecer chato fazer tudo isso e pode dar trabalho. Mas é isso que você precisa fazer para deixar mais fácil a sua alimentação da semana e seguir a dieta tranquilamente. Te contei o “segredo”, agora cabe a você parar de inventar desculpas e colocar isso em prática.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320
Whats: (47) 99141-0032
Instagram: @nutrivanessaveg