X
X

Buscar

Emagrecimento: como acelerar o metabolismo?

Vejo pela internet uma enxurrada de dicas de como acelerar o metabolismo e pessoas querendo sempre saber qual o caminho mais fácil para isso. Ou você acha que o título desse texto é por acaso? Eu sei exatamente que as pessoas querem milagres, ao contrário de cuidar da alimentação. Mas não saia ainda não, eu […]

Vejo pela internet uma enxurrada de dicas de como acelerar o metabolismo e pessoas querendo sempre saber qual o caminho mais fácil para isso. Ou você acha que o título desse texto é por acaso? Eu sei exatamente que as pessoas querem milagres, ao contrário de cuidar da alimentação. Mas não saia ainda não, eu vou te contar exatamente como manter o seu metabolismo acelerado.

Talvez não seja a resposta que você gostaria de receber, e com certeza não é um caminho com pedras de ouro ou milagres. Não, para manter o seu metabolismo ou o seu corpo funcionando, você precisa nutrir ele. Simples assim. É fácil? Eu diria que nos dias atuais talvez já não seja mais tão fácil, mas com toda certeza é possível pra todo mundo e vai te fazer sentir muito melhor.

Se você está se alimentando mal e tomando um monte de suplemento vitamínico pra suprir o que falta, então você está fazendo errado. A sua alimentação é a base, e deve ser a primeira a ser corrigida, e o que faltar, complementado com algum suplemento específico pra você.

Então primeiro cuide de incluir mais frutas, verduras e legumes, mais água, controlar a quantidade de café e de gorduras saturadas (em sua maioria provenientes de carnes e derivados animais). Faça isso por um tempo e verá seu organismo ao “normal”.

Não adianta ficar tomando um monte de suplementos termogênicos achando que isso vai acelerar o seu metabolismo e te fazer emagrecer, porque não vai. E quem te falar o contrário, está te enganando.

Para de gastar dinheiro com o que não precisa. Já foram feitos estudos para descobrir o grau de eficácia de termogênicos, principalmente os a base de cafeína, e foi visto que eles aumentam em cerca de 20 a 30kcal a sua queima de energia no dia. E se você não sabe se isso é muito ou pouco, isso não é nada.

Termogênicos podem ser utilizados para aumentar a energia, principalmente de quem pratica muitos exercícios físicos, é pra isso que eles servem. E se você se pergunta o por que eu falei pra diminuir o consumo de café, deixa eu te explicar.

A maioria das pessoas hoje em dia não se alimentam bem, tem um nível elevado de estresse no trabalho e em casa, são mais ansiosos, não dormem bem e não descansam direito. Falo a maioria porque é o que mais vejo acontecer com pacientes novos que chegam no consultório.

Tendo visto o quadro acima, vamos imaginar: se você não se alimenta direito, não está nutrindo o seu corpo e dessa forma ele já não conseguirá desempenhar muito bem tarefas fáceis do cotidiano. Isso afeta a forma como você lida com o estresse, tendo menor resiliência a ele e à ansiedade também, afeta o seu sono e o seu descanso.

Afetando o sono e o descanso, você terá novamente prejuízos na forma como o seu organismo consegue lidar com o estresse. Se você adiciona cafeína em excesso nessa equação, só estará dificultando ainda mais o seu corpo no momento de descansar e desestressar, fazendo com que você tenha escolhas alimentares ruins e assim o ciclo se repete infinitamente. Preciso nem dizer que o seu metabolismo aqui já está uma bagunça né? Ainda acha que um suplemento multivitamínico ou termogênico com mais cafeína vai ajudar?

Então vamos por partes. Para quebrar o ciclo, você precisa tirar alguma coisa da equação. Pode começar ou com a alimentação ou com o sono. Sinceramente, é difícil conseguir um sem o outro. Então comece a se alimentar melhor ao mesmo tempo que tenta regular o seu sono a noite.

Tente dormir uma hora mais cedo, evite filmes e séries que te deixam muito agitado próximo da hora de dormir, faça um chá mais relaxante a noite e evite consumir café depois das 16h.

Com a alimentação já te falei o que você deve fazer, em alguns parágrafos anteriores. Então experimente fazer essas mudanças por algumas semanas e veja a diferença. Te prometo que não é esforço jogado fora. Não tem preço no mundo pra gente se sentir bem, disposto, mais calmo, descansado e feliz, e com metabolismo funcionando melhor.

Não estou te dando pílula mágica ou garantindo que isso funciona com todo mundo. Mas se você está lendo até agora, é porque tem interesse em fazer essas mudanças na sua vida, certo? Então por que não tentar?

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube