Existe forma de perder peso rápido?
Existe forma de perder peso rápido? Sendo bem sincera, existe. Afinal quantas vezes você já viu em capas de revistas, ou notícias na televisão, que algum ator ou atriz perdeu 20 quilos em determinado tempo (geralmente um curto período). Recentemente tivemos o caso da Kim Kardashian que usou em um evento um vestido (originalmente usado pela […]
Existe forma de perder peso rápido? Sendo bem sincera, existe. Afinal quantas vezes você já viu em capas de revistas, ou notícias na televisão, que algum ator ou atriz perdeu 20 quilos em determinado tempo (geralmente um curto período).
Recentemente tivemos o caso da Kim Kardashian que usou em um evento um vestido (originalmente usado pela Marilyn Monroe, e que por conta disso não poderia ser ajustado pois é histórico) que era menor que o número usado por ela normalmente. Ela então entrou em um regime extremo e perdeu 8kg em cerca de 2 semanas.
Ou seja, é possível. Agora a pergunta é: para você isso é necessário? É algo saudável? É algo que você consegue manter a longo prazo? A própria Kim admitiu que foi um sacrifício fazer essa dieta. Ela passava fome o tempo inteiro, comia muito pouco e se exercitava quase o dia inteiro. Não estou aqui pra julgar se acho certo ou não o que ela fez, se deveria ter feito ou não. Estou aqui pra te dizer que não é natural para o nosso organismo perder tanto peso em tão pouco tempo.
Quando passamos por dietas muito restritivas, na tentativa de emagrecer de forma rápida, nós levamos o nosso organismo a um estado de exaustão, estresse e subnutrição. Faltam nutrientes, faltam calorias para gerar energia pra gente, a regulação hormonal fica comprometida, nosso desejo por alimentos calóricos aumenta (uma tentativa do seu organismo de te fazer ingerir grande quantidade de calorias para compensar o período de falta), seu sono fica prejudicado, seu intestino desregulado. E a pergunta é: vale a pena?
Tudo isso que acabei de falar é exatamente o que acontece com a maioria das pessoas quando começa a fazer dietas malucas sem supervisão. E por malucas não digo a dieta da lua ou do suco, digo aquelas dietas que você acorda um belo dia e fala “a partir de hoje não como mais carboidratos”. Você aguenta o primeiro dia tranquilamente, e a partir daí cada dia vai ficando mais difícil. No final de uma semana você está super de mau-humor, e querendo comer 3 barras de chocolate de uma só vez, se arrastando e sem energia pra fazer nada.
Não estou dizendo que você não deve emagrecer (eu nem te conheço), apenas estou dizendo que você deveria fazer isso de forma mais saudável. Cada organismo reage de forma diferente a uma estratégia de emagrecimento, alguns perdem peso rápido naturalmente, e outros têm maior resistência a isso. Não ache que você está fazendo algo errado por perder “apenas” 2kg em um mês. Se concentre em repetir esse resultado no próximo mês. E no próximo, e assim vai.
E sabe qual a melhor parte disso? Se você consegue levar resultados constantes por mais de 2 meses, há uma boa chance de você ter já mudado seus hábitos. Isso significa que já é algo natural e que você consegue manter a longo prazo, e não haverá reganho de peso novamente. O que mais vale: perder 10kg em 2 meses e depois recuperar 12kg, ou perder 5kg em 2 meses e não recuperar mais esse peso depois?
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320
Whats: 47 991410032
Instagram: @nutrivanessaveg