Existe um peso ideal para cada pessoa?

Existe um peso ideal para cada pessoa?

Saúde à Mesa

Sim, existe. Mas isso não significa que você precisa estar nele, hoje ou em qualquer momento. O peso ideal nada mais é do que um número encontrado através de uma fórmula matemática. E essa fórmula conhece você? Os seus hábitos de vida? A sua saúde num geral? Não! Então fica difícil ela dizer que você está fora de um peso ideal, então está tudo ruim.

Algo, que para mim, é muito mais confiável na questão do peso, é o quanto cada um sente que é o SEU peso ideal. Dificilmente alguém vai se sentir confortável com 20kg a mais. Então por isso eu sempre pergunto para os pacientes “qual o peso que você se sente confortável”, e na maioria das vezes coincide com o peso ideal da fórmula, mas nem sempre.

E aqui quando eu falo “peso que se sente confortável” não é pra pirar e dizer que gostaria de voltar ao peso que tinha na adolescência. Nosso corpo e metabolismo mudam, e precisamos estar em paz com isso. O que pra mim caracteriza um peso confortável, é aquela faixa de peso, que você não sente que está carregando quilos a mais atoa, que não se sente exausto ao subir um lance de escada, que tem disposição para levar o seu corpo pra cima e pra baixo ao longo do dia.

Mas nutri, isso não tem mais a ver com a saúde? Sim, com certeza. Mas a nossa saúde vai refletir em partes o nosso peso. No exterior damos uma amostra de como está o nosso metabolismo por dentro. Você tem um problema de pele? Então algo não está como deveria lá dentro. Está com alguns quilos a mais? Então algo não está como deveria, seja por comer a mais ou por algum outro motivo. A causa é sempre mais profunda do que parece.

Então levando tudo isso que eu te falei agora, em consideração, como você acha que uma fórmula matemática vai te dizer que você está com peso ok aos 55kg, mas com sobrepeso aos 60kg? Agora se ela te diz que seu peso ideal é 60kg e você está com 80kg, a menos que seja um fisiculturista ou atleta, talvez seja melhor encontrar um meio-termo nesse peso que você tem atualmente.

Lembre-se que não é necessário atingir nenhum padrão estético, mas quilos a mais, quando são muitos, representam um comprometimento na sua saúde também.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo