Faz bem trocar açúcar por adoçante?
Por muitas vezes vemos produtos sem açúcar nos mercados, sendo marcados como “saudáveis” e “fit”. E primeiro precisamos esclarecer que o fato de conter ou não açúcar não faz o alimento ser bom ou ruim, afinal de contas o açúcar não é “vilão” da alimentação. Claro que não é um ingrediente necessário e é sim […]
Por muitas vezes vemos produtos sem açúcar nos mercados, sendo marcados como “saudáveis” e “fit”. E primeiro precisamos esclarecer que o fato de conter ou não açúcar não faz o alimento ser bom ou ruim, afinal de contas o açúcar não é “vilão” da alimentação. Claro que não é um ingrediente necessário e é sim totalmente dispensável e substituível por ingredientes melhores.
Vamos pegar o exemplo de um refrigerante famoso de cola, encontrado facilmente na sua versão zero açúcar. Mas o fato de ser zero açúcar, faz da bebida algo saudável de ser ingerido pelo organismo? Não. Esse é o primeiro pensamento de hoje. Então fique atento ao comprar produtos “fit”, pois ele é muito mais do que a ausência ou não de um nutriente, leia sempre a lista de ingredientes.
Passamos para o segundo ponto a ser debatido: o uso de adoçantes. Por muitos anos foi indicado, principalmente para diabéticos, a exclusão do açúcar e substituição por adoçantes. E se acredita que o fato do alimento ou produto ingerido não ser de alto índice glicêmico (não elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue) é uma medida de saúde protetiva para pessoas com essa doença. Porém, a ciência já evoluiu e nos trouxe alguns dados importantes de serem levados em consideração.
Um deles é que o fato de o adoçante não elevar a glicemia imediatamente após a refeição, não faz dele um produto recomendado para diabéticos ou qualquer pessoa, na verdade. E aqui falo especialmente de adoçantes artificiais, como é o caso da sacarina; ciclamato; aspartame e acesulfame.
Estudos mais recentes já ligam o consumo a longo prazo desses adoçantes com desenvolvimento de doenças neurodegenerativas (como Parkinson e Alzheimer), além de eles também possivelmente terem alguma influência no metabolismo da insulina (que controla a glicemia).
Ou seja, eu realmente não vejo benefício em trocar um mal pelo outro. Se você quer ou precisa fazer uso de algum adoçante, eu sugiro os adoçantes naturais, como stevia, eritritol e xilitol. Agora, se você pensa em substituir o açúcar por adoçante com o motivo de emagrecer, não faça, pois não há a menor necessidade.
Pense primeiro em arrumar a sua alimentação, se preocupe em ingerir quantidades suficientes de água, frutas, legumes e verduras, e faça exercícios físicos. Isso já vai te dar uma boa vantagem, poupar o seu bolso e dar saúde ao seu organismo.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320