O costume de sempre remediar as situações e o que há de errado nisso

O costume de sempre remediar as situações e o que há de errado nisso

Saúde à Mesa

Sabe quando você tentou algo e não teve sucesso de primeira, ou nas primeiras várias tentativas? Você precisa encontrar uma solução para aquilo, e essa solução pode ser apenas temporária, pode não ser definitiva, pode apenas ser um remédio para o problema.

Na vida, se você se deparar com situações assim, não há problema usar remediador para controlar momentaneamente o problema, desde que você vá atrás de uma solução verdadeira.

Na nutrição e na medicina é a mesma coisa. Quando você está com alguma infecção bacteriana, você toma um antibiótico para remediar o problema, para que o seu corpo consiga agir com toda a inteligência do seu sistema imunológico. Não há nada de errado nisso. Porque você não vai depender daquele antibiótico pra sempre.

Mas porque aos primeiros sinais de colesterol alto, a primeira ação é colocar um remédio para controlar esse colesterol (remédio esse que muitas vezes vai ser consumido para sempre), ao invés de pensar em alguma outra alternativa conjunta para resolver o problema. Sim, colesterol alto pode ser de fonte genética, mas o seu corpo não vai ficar produzindo colesterol igual um doido, sem o estímulo para isso. Esse estímulo vem da alimentação.

O que eu quero dizer com tudo isso é: cuide da sua alimentação, para não ter que ficar remediando uma doença para o resto da vida. Te garanto que você vai gastar menos, se incomodar menos, ter mais qualidade de vida… então por que essa não é a medida adotada sempre? Quantas vezes você já foi em um médico, e invés de ele te prescrever um medicamento, ele só recomendou que você cuidasse da sua alimentação?

Vou te dizer que em 3 anos de atendimento clínico, eu recebi no consultório apenas 2 (DOIS) pacientes que o médico recomendou cuidar da alimentação antes de tentar o medicamento. E recebi também pacientes que vieram por conta própria tentar a alimentação antes do remédio. 100% dos casos nós resolvemos o problema somente com a comida. A questão é que a sua alimentação está determinando tudo que acontece no seu corpo, inclusive as doenças. Claro, nem todas são causadas por alimentação, mas uma boa parte sim, e todas vão se beneficiar de uma dieta mais saudável.

Esses dias estava lendo um livro, muito bom por sinal, chamado “Comer para não morrer”, onde o autor traz reflexões muito boas sobre esse tema (indico a leitura). Por que o nosso país tem gastos tão altos com medicamentos e com a saúde pública, mas tão pouco se fala e se incentiva uma boa alimentação?

Por que existem tão poucos profissionais de nutrição trabalhando na saúde pública? Por que você sempre sai do médico com uma folha cheia de medicamentos pra comprar? Por que as pessoas preferem tomar um comprimido, do que se alimentar melhor?

Não vou entrar em méritos aqui de quem tem realmente a culpa disso tudo, só digo que muitas (MUITAS) pessoas se beneficiam da doença, do lucro que isso gera. E nem tantas pessoas assim se beneficiam da saúde. É por isso que não é incentivado o suficiente. Todo mundo fica aliviado em saber que pode só tomar um comprimido pro resto da vida, e sem ter que fazer nenhum esforço pra mudar mais nada.

O que preciso que você entenda, é que o medicamento é utilizado na grande maioria das vezes para tratar o sintoma de alguma doença. Ele não está de fato fazendo você melhorar. Nem remédios pra gripe agem assim, eles apenas diminuem o seu desconforto, enquanto o sistema imunológico trata do vírus. Então você precisa se preocupar em descobrir a causa do sintoma, e resolver ela. E se você resolver a causa, o medicamento raramente será necessário para sempre.

Ao contrário do que te fizeram acreditar, colesterol alto, infarte, pressão alta… nada disso é “doença da idade”. Tudo isso são doenças causadas pela alimentação, e que são totalmente possíveis de reverter. Comece diminuindo o consumo de carne vermelha (carne branca também viu, não é nenhum anjo da sua saúde), aumentando o consumo de feijão, grãos integrais, frutas e verduras. Só isso. Faça esse ser o padrão da sua alimentação todos os dias, e veja a sua saúde melhorar absurdamente. A ponto de os médicos acharem que é o medicamento que está fazendo esse efeito todo.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Whats: 47 991410032
Instagram: @nutrivanessaveg

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo