X
X

Buscar

Precisamos comer de três em três horas?

Entenda sobre esta recomendação na coluna de nutrição da semana

Primeiro deixa eu te explicar o porquê de existir a recomendação de comer de três em três horas. Imagine a seguinte situação: você trabalha o dia inteiro, tem uma rotina de serviço puxada e bem corrida, sendo assim acaba esquecendo ou não tem tempo mesmo de fazer um lanche entre as principais refeições.

O dia acaba e você vai pra casa, mas morrendo de fome, afinal a última refeição que fez foi o almoço. Então com essa fome você não quer nem pensar em comer uma salada a noite ou qualquer refeição balanceada, e pede logo uma pizza ou hambúrguer com fritas. E isso se repete todos os cinco dias da semana. Se reconheceu nessa situação?

É aí que entra a recomendação de comer de três em três horas. Assim você está sempre se alimentando, mas com quantidades moderadas, e nunca chega a ficar morrendo de fome. Dessa forma consegue seguir tranquilamente a dieta e não cair em tentações de alimentos super calóricos.

Parece algo bem simples, mas nem todas as pessoas se dão bem com essa forma de alimentação, e está tudo bem. Se pra você, comer a cada 3 horas não dá certo, não se preocupe.

Quando falamos de nutrição, não existe fórmula mágica que vai funcionar pra todo mundo, muito pelo contrário. A nutrição é muito individualizada e você deve procurar a forma melhor que se adapte a sua rotina e ao seu organismo. Afinal de contas nosso corpo está o tempo todo nos falando o que ele quer e precisa, e o que está incomodando. Você tem parado pra ouvir ele?

Algo que em minha prática de consultório vejo que dá certo para as pessoas é praticar a escuta ao seu próprio organismo. Ele vai te dizer exatamente quando você deve se alimentar e quando não precisa. Sabe a fome? Ela é o sinal perfeito da hora de comer. Mas não é essa fome de leão que você sente ao final do dia e só quer atacar tudo que vê pela frente, dessa fome você fica longe.

O sinal perfeito de fome é quando você começa a senti-la, mas ainda poderia esperar mais tempo pra comer. Se fossemos colocar em uma escala de 0 a 10 de fome, ela seria de 5 a 7. Esse é o momento ideal, assim você come e não exagera nas quantidades.

Importante ressaltar que não estou falando que você não deve comer de forma fracionada, de três em três horas. Estou apenas colocando que se você não tem fome para esse intervalo, não precisa. Agora, se você fica 6 horas sem comer e acaba sentindo uma fome de leão, é ideal avaliar a inclusão de um pequeno lanche no meio, tudo para o seu corpo se sentir confortável. E lembre-se que não existe regra na nutrição, veja o que melhor se adapta pra você.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320