Se carboidrato é tão importante, por que as pessoas fazem low carb?
Já falei outras vezes, mas carboidrato é algo essencial pra nossa vida. A glicose, resultado final da digestão de qualquer carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. Na falta dela, seu organismo vai utilizar outros meios – como gordura e proteína – para transformar em glicose e dessa forma ter energia. Tamanha é a importância […]
Já falei outras vezes, mas carboidrato é algo essencial pra nossa vida. A glicose, resultado final da digestão de qualquer carboidrato é a principal fonte de energia do nosso corpo. Na falta dela, seu organismo vai utilizar outros meios – como gordura e proteína – para transformar em glicose e dessa forma ter energia. Tamanha é a importância desse nutriente.
Mas se carboidrato é assim tão importante, por que tem tanta gente falando e fazendo a tal low carb? Esse termo em inglês significa “baixo carboidrato”, ou seja, fazer uma dieta com teor baixo ou reduzido de carboidratos. Isso porque a alta e excessiva ingestão desse nutriente está relacionada com o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, além do aumento de peso e acúmulo de gordura – que por si só irão levar a outras inúmeras doenças.
Estudos sugerem que ao baixarmos o consumo de carboidratos dessas pessoas, temos uma melhora no quadro de doenças e de saúde no geral. Até aí tudo bem. De fato, a diminuição do consumo de carboidratos, em alguns casos, pode apresentar resultados muito positivos para a saúde e perda de peso.
Mas há uma informação muito importante que talvez estejam escondendo de você. O aparecimento dessas doenças está relacionado com o alto consumo de gordura, excesso de calorias na alimentação e excesso de açúcar e alimentos industrializados, e não com o pobre do carboidrato em si.
Ou seja, para termos melhora dessas doenças, precisamos reduzir o consumo de gorduras saturadas – aquelas vindas de fontes animais – açúcar e outros carboidratos refinados – bolacha, pão, macarrão, salgadinhos, chocolates – além do total de caloria da nossa alimentação diária.
Se a low carb te proporcionar isso, você verá efeito nela. Se você fizer uma low carb que sai cortando todos os carboidratos – fazendo uma zero carb – consumindo bacon, ovos, queijo, iogurte e muita carne, você só verá o seu colesterol subir. Mais nada. Precisa ter bom senso ao mudar a alimentação. Se você não tem conhecimento o suficiente, procure um nutricionista que tenha.
Sem contar que uma low carb bem feita irá apenas reduzir a quantidade de carboidratos, comparado ao que você já consome. Não terá um padrão ou numero fixo de ingestão de carbo para todas as pessoas. Isso não existe, cada organismo é único e precisa de quantidades de nutrientes diferentes.