X
X

Buscar

Acredite: função de um nutricionista não é te emagrecer; entenda

Esse título pode parecer loucura para você, né? Afinal de contas, 99% das pessoas que procuram um nutricionista tem o objetivo de emagrecer. E o nutri é o profissional mais capacitado para te ajudar nisso (com alimentação). Porém, não é essa a função principal dele. Pode parecer bizarro, mas na faculdade não temos nenhuma matéria […]

Esse título pode parecer loucura para você, né? Afinal de contas, 99% das pessoas que procuram um nutricionista tem o objetivo de emagrecer. E o nutri é o profissional mais capacitado para te ajudar nisso (com alimentação). Porém, não é essa a função principal dele.

Pode parecer bizarro, mas na faculdade não temos nenhuma matéria de “como emagrecer o paciente”. Não é isso que aprendemos, porque essa não é a nossa função. O trabalho do nutricionista é te ajudar a alcançar uma saúde melhor através da alimentação. Se de quebra você emagrecer por conta disso, é apenas consequência. Emagrecimento é consequência de um corpo saudável.

Aqui no consultório trabalho com o tratamento divido em fases, e deixo muito claro aos pacientes: o começo da mudança alimentar é focado em saúde e apenas em saúde. Mas para a surpresa de todo mundo (menos a minha) eles sempre voltam no outro mês com uns quilinhos a menos. Sem calcular calorias, sem calcular quantidade. O seu corpo vai eliminando tudo aquilo que ele não precisa mais, quando recebe os nutrientes que deveria receber.

Essa mágica é chamada metabolismo. A mesma coisa não vai acontecer quando você troca refeições por shakes emagrecedores, ou faz dietas malucas que leu na internet. Você vai perder peso rápido, vai achar que o produto é milagroso. Depois de um tempo quando chegou no resultado que queria, vai voltar pra alimentação que tinha antes (porque o shake não te ensina como comer de forma correta) e ganhar novamente todo o peso perdido (e mais um pouquinho de brinde), afinal o seu corpo está desesperado por nutrientes e vai se agarrar a tudo que puder.

Resultado: gastou dinheiro, engordou e complicou o metabolismo. Parece um bom negócio? A meu ver, não. Enquanto isso você podia ter consultado um nutricionista, comido mais, não passado fome, melhorado a saúde e disposição, aprendido a comer e quem sabe de quebra ainda emagrecido.

Sim, emagrecer não é esse bicho de sete cabeças, mas não acontece do dia pra noite. É preciso paciência e persistência. Afinal você também não ganhou todo esse peso do dia pra noite, certo? Nosso corpo precisa dos nutrientes corretos, para se sentir seguro e poder liberar aquelas gordurinhas que estão sobrando. Não tente fazer o caminho inverso, não dá certo. Se desse, ninguém mais teria sobrepeso.

Então invés de acreditar na blogueira, na mãe e na vó, nas revistas, nas embalagens de shakes… acredite e confie em um profissional que estudou muito pra isso, e sabe de fato o que está falando.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube