SC registra recorde de casos de dengue; uma morte foi confirmada no Vale do Itajaí
Óbito é o quarto do estado em 2021
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina, registrou um recorde de casos de dengue em 2021. Quatro pessoas já morreram pela doença no estado, sendo que a última vítima foi um morador de Camboriú, no Vale do Itajaí.
Até o momento, já foram confirmados 9.839 casos no estado. São cerca de 706 infectados a mais que no mesmo período de 2020, o que representa um aumento de 8%.
Nesta quinta-feira, 3, foi confirmada a morte de um morador de Camboriú. A vítima, de 49 anos, faleceu no último dia 24 em decorrência de complicações causadas pela doença. Na cidade de Joinville, outras três mortes já haviam sido registradas neste ano: no dia 30 de abril, um paciente de 49 anos; no dia 02 de maio, um de 75 anos; e no dia 13 de maio, um de 33 anos.
Até então, os últimos registros de morte por dengue em Santa Catarina eram do ano de 2016, nos municípios de Chapecó e Pinhalzinho, no oeste.
A Dive alerta que três cidades do estado representam situação de epidemia pela doença, são elas Joinville, Santa Helena e Navegantes.
Dengue
A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti que esteja infectada com o vírus. Além dela, o mosquito também transmite zika e chikungunya. Para prevenir, é necessário que as pessoas evitem acumular água, locais onde a fêmea do mosquito escolhe para por os ovos.
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: