SC Transplantes registra recorde de doações de órgãos em fevereiro
Órgão contabilizou 23 doações no período, com uso de helicóptero cedido pelo governador
Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.
O resultado coincide com a destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador para o transporte de órgãos e tecidos. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro.
Desde então, a aeronave foi utilizada em três oportunidades. A primeira foi em Brusque, no dia 8. O coração de um brusquense salvou uma vida em Blumenau. O órgão foi doado pela família de Daniel Claudemiro Raspe, que faleceu após cair de uma altura de 4 metros. Os familiares doaram, ao todo, oito órgãos.
Segundo Joel de Andrede, coordenador da SC Transplantes, o helicóptero foi fundamental para que o paciente blumenauense sobrevivesse.
“Nos transplantes de coração e pulmão, a utilização de aeronave é importante para viabilizar o enxerto e permitir o procedimento na maior velocidade possível. Para um coração, entre parar e voltar a bater, são permitidas seis horas. A gente já contava com bom apoio de logística em Santa Catarina e agora veio mais este presente”, explica.
A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrando resultados expressivos. O número de doadores cresceu desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos.