A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, anunciou nesta terça-feira, dia 13, uma série de novidades e investimentos na Rede Pública Municipal de Ensino. As medidas foram apresentadas pelo prefeito, Mário Hildebrandt, e pelo secretário de Educação, Alexandre Matias, em uma coletiva de imprensa no salão nobre da prefeitura.
As ações anunciadas incluem a efetivação de professores, premiação de professores do Ensino Bilíngue com viagem de imersão internacional, uniformes para todos estudantes da escolas da Rede Pública Municipal de Ensino e também o tema da agenda para 2023. Além disso, foram apresentadas as ordens de serviço já assinadas e anunciado que as férias de julho acontecerão normalmente com duas semanas de duração, como proposto inicialmente no calendário do ano letivo de 2023.
“A efetivação dos profissionais da educação municipal era um dos nossos compromissos enquanto Governo e está sendo cumprido. Esse vínculo entre professor, aluno e unidade é muito importante! Aos poucos, dentro da nossa realidade enquanto Município, seguiremos melhorando a educação de Blumenau”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.
“São novidades muito significativas para nossa Rede Pública Municipal de Ensino. Com muito planejamento vamos conseguir cumprir as duas semanas de férias para os estudantes e para os professores conforme anunciado no começo do ano. Esse já era um grande desejo nosso e agora com muita alegria podemos anunciar essa medida para nossa rede”, destacou o secretário Alexandre Matias.
Confira cada uma das medidas anunciadas
Efetivação de profissionais
Serão chamados de Concurso Público para efetivação 436 professores de Educação Infantil e 54 professores de anos iniciais. A escolha de vagas será nos dias 20, 21 e 22 de junho no auditório da biblioteca da Furb. Os profissionais começarão a trabalhar no dia 1° de agosto de 2023.
Férias escolares no período de 17 a 28 de julho
Serão concedidas duas semanas de férias escolares para os estudantes e para os profissionais. O período de férias será do dia 17 a 28 de julho. Inicialmente, as férias seriam apenas de uma semana por conta da parada de cinco dias após o atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor, no dia 5 de abril.
Para o cumprimento dos 200 dias letivos, as horas correspondentes a estes cinco dias, deverão ser pagas em horas conforme gerenciamento com a chefia imediata. A Secretaria de Educação fez a sugestão de dias específicos para as horas serem recuperadas, como reuniões pedagógicas, conselhos de classe e mostra de trabalho.
Premiação para professores com viagem para Alemanha e Inglaterra
A Prefeitura vai premiar os professores da Rede Pública Municipal de Ensino com uma viagem de imersão para Alemanha e Inglaterra. O concurso será por meio de edital e destinado às escolas de ensino bilíngues de inglês e alemão, que possuem turmas do 4° e 5° ano poderão participar. O professor interessado deverá elaborar um projeto de intervenção pedagógica que será avaliado por uma banca elaborada pela Secretaria de Educação.
Uniformes
Atualmente, os uniformes são entregues aos estudantes cadastrados no CAD e estudantes com vulnerabilidade, que solicitam na secretaria das escolas. A partir do ano de 2024, os uniformes serão distribuídos para todos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino que frequentam as escolas municipais do pré-escolar ao 9° ano. Será feita a distribuição de kits com calças de helanca, moletons, camisetas e bermudas.
Agendas
O tema da agenda 2024 será “Musicalização” e o desenho da capa será escolhido por meio de um concurso realizado nas escolas com os estudantes. Ao todo, serão feitas 41 mil agendas que vão ser distribuídas para todos os estudantes da rede municipal.
Atualização das medidas de segurança
As medidas de segurança também foram atualizadas. As manutenções e melhorias na segurança das unidades estão seguindo o cronograma de prioridade conforme a vulnerabilidade da instituição.
Outra medida é a instalação de câmeras que serão implantadas na entrada das unidades. Através de um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura, por meio da Central de Controle Operacional, terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município. A licitação está em andamento e os equipamentos devem ser instalados no decorrer do mês.
O plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção está em fase de finalização para que seja aplicado da melhor forma em cada unidade de ensino.
Além disso, a contratação dos profissionais das equipes multidisciplinares está em processo inicial. Serão sete equipes, formadas por sete psicólogos e sete assistentes sociais.