Estado propõe que Cedup ofereça apenas cursos com maior procura
Em Blumenau, estudantes fizeram protesto na tarde desta quinta-feira
A Secretaria de Estado da Educação apresentou, nesta quinta-feira, 5, em Florianópolis, o novo calendário de matrículas para os 18 Cedups. Em reunião com 11 diretores, a secretária Simone Schramm, da Educação anunciou alternativas para a abertura de novas turmas no segundo semestre de 2018.
A reunião também foi uma reação a protestos que vêm acontecendo, inclusive em Blumenau. A proposta é oferecer os cursos com maior procura de alunos e baixos índices de evasão.
A relação de cursos que serão ofertados a partir de agosto será definida e encaminhada pelos próprios Cedups à Diretoria de Gestão da Rede Estadual até o final da tarde de segunda-feira, 9.
“O que está em discussão não é a importância ou a qualidade dos cursos, mas por que os alunos estão desistindo dos cursos no meio do caminho?”, questionou a secretária.
A secretária Simone Schramm pediu aos diretores dos Cedups que façam estudos junto a suas equipes sobre a matriz curricular dos cursos e as ofertas e necessidades de cursos para cada região. O objetivo da revisão é combater os altos índices de evasão – há cursos com mais de 40% de desistência de um semestre para o outro.
Para o diretor Osvaldo da Silva Sobrinho, do Cedup Hermann Hering, de Blumenau, a discussão levantada pela secretária Simone Schramm é crucial para a construção de um novo modelo de Ensino Profissionalizante em Santa Catarina.
“Estou saindo daqui satisfeito e com respostas para levar para a comunidade blumenauense”, avaliou.
Mais notícias sobre Blumenau
– Vacinação: Famílias de Blumenau negligenciam doenças como poliomielite
– Secretaria de Educação propõe que Cedups ofereçam apenas os cursos com maior procura
– Secretário Nacional de Aviação Civil sinaliza investimento no Quero-Quero