Secretaria de Saúde confirma primeira morte por gripe A em Blumenau neste ano
Um segundo caso, de uma jovem de 27 anos que morreu no fim de semana, está sendo investigado
A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau confirmou nesta terça-feira, 30, a primeira morte por gripe A de 2019 em Blumenau. A vítima é uma senhora de 79 anos que sofria de doenças crônicas e integrava o grupo de extremo risco. Ela estava internada no Hospital Santa Isabel e faleceu no domingo passado, 28.
O caso havia sido notificado como suspeito no dia 15 e o resultado positivo foi confirmado na sexta-feira, segundo a prefeitura. Moradora do Garcia, a senhora havia se vacinado no ano passado contra influenza.
Uma segunda morte está sendo investigada. Uma jovem de 27 anos, que havia viajado ao exterior e também faleceu no fim de semana em Blumenau. O caso ainda não foi confirmado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo 22 casos suspeitos foram verificados, 18 deles descartados. Dos quatro restantes, dois foram confirmados (a senhora de 79 anos e um homem de 60 anos que contraiu o vírus nos Estados Unidos e se recuperou) e dois aguardam verificação.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, não há surto em Blumenau e as autoridades apenas reforçam o alerta de prevenção.
Dia D de Vacinação
Neste sábado, 4, ocorre o Dia D de vacinação contra a influenza. Todas as unidades de saúde do município estarão vacinando das 8h às 17h. A campanha segue até o dia 31 de maio.
Nos primeiros 20 dias de Campanha Nacional de Imunização, 22.459 doses foram aplicadas em Blumenau. Podem se vacinar na rede pública crianças acima de seis meses e menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.